(Reuters) – A Delta Air Lines divulgou nesta terça-feira um lucro do quarto trimestre acima das previsões de Wall Street, impulsionado pelos clientes adquiridos após os cancelamentos de voos do 737 MAX de companhias aéreas rivais, com o presidente-executivo, Ed Bastian, dizendo que a Delta foi uma preferência crescente entre os passageiros.
As companhias aéreas que possuem o 737 MAX da Boeing estão cancelando mais de 10 mil voos mensais enquanto a aeronave permanece suspensa após dois acidentes. A Delta não possui o MAX, permitindo aumentar sua capacidade de voo e captar novos clientes, enquanto empresas rivais, como a Southwest Airlines, tiveram que reduzir seus voos.
O lucro líquido da Delta aumentou 8%, para 1,1 bilhão de dólares no trimestre até 31 de dezembro em relação ao ano anterior. O lucro por ação ajustado atingiu 1,70 dólar, superando as expectativas dos analistas de 1,40 dólar por ação, de acordo com dados da Refinitiv.
“Não há dúvida de que estamos conquistando novos clientes, mas esse não é o principal fator do nosso desempenho”, disse Bastian à Reuters, citando uma forte marca e a lealdade do cliente no momento em que a demanda por viagens aéreas continua a aumentar.
Bastian vê a tendência continuar no primeiro trimestre de 2020, com um crescimento estimado de receita de 5% a 7% na comparação anual, à medida que a demanda continua a subir “em níveis recordes”.
Separadamente, a Delta está trabalhando com reguladores na América do Sul sobre imunidade antitruste após fechar este mês a aquisição de uma participação de 20% no grupo Latam Airlines, disse ele.
Após a compra da participação na Latam, a Delta encerrou sua parceria com a Gol, uma medida que, segundo ele, aumentou o lucro ajustado por ação do quarto trimestre em 0,09 dólar.