Departamento de Defesa do Canadá divulga relatório sobre o acidente com o jato CT-114 ocorrido ano passado

Destroços da aeronave Snowbird CT-114- Foto: Forças Canadenses

Em um relatório feito pela Autoridade Investigativa da Aeronavegabilidade do Departamento Canadense de Defesa Nacional foi revelado que o acidente com um CT-114 da equipe canadense Snowbirds em outubro passado foi causado por uma “falha no sistema de entrega de combustível”.

A aeronave caiu na região de Hampton, na Geórgia, nos Estados Unidos. O único tripulante a bordo da aeronave conseguiu ejetar, mas houve algumas anomalias durante a ejeção.

 “A localização exata da falha não pôde ser identificada com confiança, apesar das evidências de danos pré-existentes na porta de entrada do combustível do radiador de óleo do motor, a análise sugere um potencial vazamento de combustível nesse local. ” Ele afirmou que “a aeronave foi destruída após o impacto e o piloto sofreu ferimentos leves como resultado da sequência de ejeção”.

Jatos CT-114 dos Snowbirds

Como resultado das descobertas oficiais da investigação de acidentes, o relatório recomendou que: “Uma inspeção seja realizada nos motores do CT114 para identificar quaisquer resfriadores de óleo danificados que possam estar correndo o risco de vazar nas portas de combustível. Além disso, a investigação recomenda o estabelecimento de um processo controlado de verificação das atividades de manutenção envolvendo tubos de transferência de combustível, em um esforço para identificar a causa dos danos às portas do radiador de óleo. Outras medidas recomendadas incluem melhorar a montagem dos tubos de combustível e consolidar e melhorar as instruções de manutenção que envolvem o radiador de óleo e seus componentes. ”

Esse acidente de outubro logo lembra o ocorrido em maio deste ano que vitimou a capitã Jennifer Casey. O acidente ainda está sob investigação, mas acredita-se que um dos motivos do acidente foi colisão com pássaros. Além da capitã, o CT-114 tinha outro tripulante que era o piloto da aeronave, já capitã era oficial de relações públicas da equipe Snowbirds. O segundo ocupante da aeronave teve êxito em sua ejeção e sobreviveu ao acidente.

Fonte de apoio:The Aviationist

DEIXE UMA RESPOSTA