Departamento de Estado dos EUA atende solicitação do Japão para modernizar 98 unidades do caça F-15J

F-15 DJ JASDF Japão
F-15DJ da JASDF. Foto: USAF.

O Departamento de Estado dos EUA aprovou a solicitação do Japão para a modernização de 98 unidades dos caças F-15J operado pela JASDF, informou a Agência de Cooperação em Segurança de Defesa, em seu comunicado à imprensa na última terça-feira.

O governo do Japão havia feito uma solicitação para que tal atualização fosse possível e com essa acontecendo a frota de caças teria 103 radares de matriz ativados por varredura eletrônica Raytheon APG-82; 116 computadores com sistema de missão Boeing Advanced Display Core Processor II; e 101 sistemas de guerra eletrônica digital BAE Systems ALQ-239 a serem instalados na frota de F-15J.

“Essa venda proposta fornecerá ao Japão uma capacidade crítica de defesa aérea para ajudar na defesa da pátria japonesa e do pessoal dos EUA lá estacionado”, diz a Agência de Cooperação em Segurança de Defesa. “Os ativos do F-15J modernizados permitirão melhor ao Japão responder a ameaças aéreas e defender seu espaço aéreo”, isso devido aos vizinhos Coréia do Norte e a China que as vezes têm algumas tensões entre estas três nações.

Com tudo uma parte deste pacote de modernização será vendida ao Japão por meio do processo de vendas militares estrangeiras (FMS), diz a Agência de Cooperação em Segurança de Defesa. A agência não divulgou que tipo de trabalho passaria pela FMS, mas diz que a Boeing seria a principal contratada.

O Japão é o principal parceiro dos EUA no seguimento de Defesa envolvendo gastos militares na região Indo-Pacífico. Outro grande parceiro fora desta região é Israel. O país do sol nascente, tem frotas de caças F-16 (Mitsubishi F-2), os próprios F-15J e mais recentemente a aquisição de unidades do F-35A, frota inclusive que vai aumentar se tornado a nação estrangeira com o maior número de F-35A.

 

Fonte de apoio: Flight Global/ Edição: Aeroflap

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.