O Exército Brasileiro completará 371 anos no próximo dia 19, mas foi comemorado hoje essa data importante. Uma cerimônia oficial na parte da manhã aconteceu em frente ao QG do Exército Brasileiro, no Setor Militar Urbano, em Brasília.

Várias autoridades, dentre elas o Presidente da República, Jair Bolsonaro e o vice, Hamilton Mourão participaram da cerimônia militar, que começou às 10h00 com a chegada do presidente Bolsonaro com a esposa, a primeira-dama, Michelle Bolsonaro.

Chegada do Presidente Bolsonaro escoltado pelos Dragões da Independência.  Foto: EB

Assim que Bolsonaro tomou seu lugar na tribuna de honra se deu início a solenidade. O Comandante do Exército, General Edson Leal Pujol, disse: “Braço Forte, Mão Amiga! É assim, fundamentado nessas duas simples expressões, que o Exército Brasileiro, ao longo dos seus 371 anos de existência, tem buscado pautar suas ações para defender a nossa Nação e garantir os poderes legalmente constituídos em nossa Carta Magna, o império da lei e da ordem”.

Recepção do presidente Bolsonaro. Na Esquerda, de perfil, o vice-presidente da república, Mourão, do lado direito de perfil batendo continência o Comandante do Exército, Edson Pujol.  Foto: Exército Brasileiro

O presidente Bolsonaro também fez um discurso durante a cerimônia, dizendo que: “Esse é o nosso Exército Brasileiro. Exército que nos momentos mais difíceis da nossa nação sempre esteve ao lado da vontade do seu povo. Que respira e transpira democracia e liberdade e que honra a todos nós”.

Presidente Bolsonaro discursando na cerimônia militar.

Durante a cerimônia civis e militares foram homenageados com as medalhas da Ordem do Mérito Militar e a Medalha do Exército Brasileiro, condecorações concedidas a cidadãos e instituições que tenham prestado relevantes serviços à Força Terrestre.

Agraciados com a medalha a Ordem do Mérito Militar. Foto: EB

Além das autoridades tinha um público civil presente que pode ver todo o desfile militar do Exército Brasileiro, tanto da banda marcial do Exército, da Guarda Presidencial e dos Dragões da Independência.

Tropas do Exército em frente ao palanque das autoridades. Foto: Exército Brasileiro

Por fim, apesar da forte chuva, os veículos utilizados pelo Exército fecharam o desfile juntamente com a cavalaria montada.


Blindado Cascavel e ao fundo o AVbrás Astros de lançamento de foguetes

O público presente pode ver de perto as viaturas de emprego militar, como blindados Guarani (de fabricação nacional), o blindado Cascavel, também de fabricação nacional, o Lince MK2, o moderno tanque Leopard, o Guepard, viatura blindada de Combate Anti-Aéreo e o moderno Sistema Astros de lançamento de foguetes.

 

Exposição do Exército Brasileiro

Durante essa semana houve uma exposição do exército no SMU (Setor Militar Urbano), mais precisamente na Praça dos Cristais, um dos mais belos pontos turísticos da capital.

A exposição que foi aberta ao público contou com diversas atividades, como passeio a cavalo e charrete do 1º de Regimento de Cavalaria de Guardas, passeio de carro de combate Guarani, teatro do exército com dicas de saúdes, banda marcial, e contato com várias ferramentas e armamentos operados pelo exército, como armas, blindados e um helicóptero.

 

Blindados e Helicóptero

Veículo de Combate Anti- Aéreo Guepard de fabricação alemã. Estes blindados ficam localizados no Paraná-RS

De tudo, o que mais chamava atenção era as viaturas blindadas do exército, como os carros de combate Guarani, o tanque de guerra Leopard 1a5, a viatura blindada de Combate Anti-Aéreo Guepard, dentre outros.

Blindado Leopard 1a5 (VBC-CC), estes blindados ficam localizados em Santa Maria-RS

Também estava presente um HM-4 Caracal (EC-725), da Helibrás, o helicóptero é uma das aeronaves mais recentes do EB e é baseada no 1º Batalhão de Aviação do Exército, sediado em Taubaté-SP. O exército tem onze aeronaves deste modelo, sendo que duas se localizam em Manaus, Amazonas.

HM-4 Caracal (EC-725) do Exército Brasileiro

Fonte de Apoio e fotos: Exército Brasileiro

Edição e fotos: Aeroflap

DEIXE UMA RESPOSTA