ANAC Softwares

A adoção de sistemas digitais para registro oficial de informações, em substituição aos registros em papel, vem crescendo entre as empresas aéreas. Atualmente, oito já tiveram seus softwares homologados pela ANAC como é o caso da LATAM e da GOL Linhas Aéreas. A Líder táxi-aéreo e a CHC do Brasil táxi-aéreo já estão autorizadas pela Agência a utilizar os sistemas digitais.

A iniciativa, instituída pela Resolução nº 458, possibilita a adoção pelo regulado de software para controle de dados – conforme os requisitos previstos na resolução – e integra o programa Voo Simples, que objetiva modernizar e desburocratizar as regras da aviação civil.

Essa iniciativa permite que os regulados desenvolvam plataformas para registros de informações de maneira unicamente digital, o que facilita e reduz custos do envio de informações para a ANAC, além de estar alinhada com instruções internacionais, como o editado pela Autoridade de Aviação Civil dos Estados Unidos (FAA), ou com certificações padrão ISO 27000.

A utilização de ferramentas digitais pelos operadores deve ser precedida de autorização pela Agência.

Para mais informações, consulte:

https://www.anac.gov.br/dbdesistemas458

Extensão para a aviação geral

Com o amadurecimento dessas soluções para as empresas de aviação comercial e de táxi-aéreo, a ANAC também pretende disponibilizar soluções semelhantes para a aviação geral. A intenção é facilitar a rotina de trabalho dos pilotos, permitindo, por exemplo, o envio de dados por meio de aplicativos de mercado. Essa iniciativa visa possibilitar a redução de requisitos de informações durante o processo de renovação de licenças.