Aeronaves KC-390 em formação. Note as mangueiras de reabastecimento em voo estendidas a partir da primeira aeronave. Foto: Danilo Macias.

Na última quinta-feira (04), um par de aeronaves Embraer KC-390 Millennium foi registrado voando em formação na região de Gavião Peixoto, cidade onde fica sediada uma das plantas fabris da empresa.

O registro enviado pelo leitor Danilo Macias mostra um detalhe muito interessante: a aeronave à frente da formação está com suas mangueiras de reabastecimento em voo (REVO) estendidas. 

Isso pode indicar que as aeronaves estavam realizando algum tipo de teste/ensaio relacionado a esse tipo de operação. Cabe destacar que o KC-390 pode reabastecer e ser reabastecido: a aeronave possui uma sonda/probe de REVO no topo da fuselagem, logo acima da cabine. 

Um registro similar foi feito em novembro do ano passado. Nessa ocasião é possível ver melhor o ensaio de reabastecimento entre os aviões, que estão acompanhados por outro jato de paquera da Embraer. 

Foto: Autor desconhecido

Já em junho de 2019, um KC-130 Hércules da Força Aérea Brasileira foi registrado em ensaios de REVO com um KC-390, sobrevoando o Rio de Janeiro.

Aeronaves KC-390 e kc-130 voando sob as costa fluminense- Foto: MDM Fotografias

Recentemente, em um vídeo da própria Embraer, um KC-390 pôde ser visto com um pod Rafael Litening, usado principalmente para identificação de alvos e pontaria de bombas guiadas por laser. 

De acordo com a fabricante, o equipamento eletro-óptico pode ser usado na aeronave em missões de busca e salvamento, vigilância e patrulha marítima.

Nesta captura de tela do vídeo da Embraer, o equipamento pode ser visto preso à fuselagem do KC-390. Imagem: Embraer.

Em serviço com a FAB desde setembro de 2019, o KC-390 Millennium é um cargueiro multimissão desenvolvido e produzido pela Embraer. A FAB tem quatro aeronaves em serviço e adquiriu um total de 28 unidades, ao passo que Portugal e Hungria já adquiriram seus modelos. 

A aeronave tem sido empregada no transporte logístico em suporte à Operação COVID-19. Recentemente, o modelo também participou do Exercício Culminating nos Estados Unidos e passou por testes de frio extremo no Alasca.