Foto: Azul

Estão em direção ao Brasil dois novos Cessna Grand Caravan que farão parte da subsidiária de voos ultra-regionais da Azul: A Azul Conecta. Trata-se do PS-CNA e o PS-CNT.

As aeronaves iniciaram a saga de entrega desde o último sábado (09/10) quando decolaram Aeroporto de Meridian (MEI), e posteriormente, passaram pelos aeroportos de Orlando (MCO) e Fort Lauderdale (FLL), além dos aeroportos caribenhos de Punta Cana (PUJ), The Valley (AXA) e Point Salines (GND) até o fechamento desta matéria.

Foto: Flightradar24/Reprodução

A expectativa é de que os novos C208B cheguem ao Brasil via Belém (BEL) nos próximos dias. Ainda não se sabe qual será a cidade onde ocorrerá a nacionalização das novas aeronaves. 

Curiosamente, uma das aeronaves conta com as cores rosa, em alusão à campanha outubro rosa promovida pela Azul Linhas Aéreas, porém, chama a atenção a tonalidade da aeronave, quando comparada às demais, nota-se que a sua cor é um pouco mais clara. 

PS-CNA. Foto: Autor Desconhecido

Apesar da vinda das duas aeronaves, a Azul Conecta anunciou recentemente a encomenda de até 10 aviões modelos Cessna Gran Caravan EX, do fabricante de aviação executiva Textron Aviation, com sede na América do Norte.

Conhecido pelo seu desempenho em qualquer situação complicada, o C208B consegue transportar 9 passageiros a bordo, e ser rapidamente convertido para o transporte de carga, com capacidade para levar até 1600 kg, aproximadamente.

Além disso, diferente de outros Grand Caravan da Azul Conecta, esses são equipados com aviônicos Garmin G1000, integrado aos sistemas do avião e ao piloto automático GFC700.

O Caravan EX, modelo encomendado pela Azul, também tem motores PT6A-114A com hélices de quatro pás Hartzell, uma nova versão com 867 shp, capaz de possibilitar voos a 25000 pés (com garrafas de oxigênio para os pilotos e passageiros).

DEIXE UMA RESPOSTA