Dreamlifter: há 16 anos, exótica versão do Boeing 747 para carregar outras aeronaves voava pela 1ª vez

Boeing 747 Dreamlifter 787 Dreamliner peças cargueiro
Foto: Ken Fielding, (CC BY-SA 4.0), via Wikimedia Commons

No dia 9 de setembro de 2006, a Boeing dava um importante passo para alavancar a produção do 787, ao introduzir o cargueiro Boeing 747 Dreamlifter ou Boeing 747 Large Cargo Freighter para agilizar o transporte de peças do Dreamliner.

Curiosamente, antes de desenvolver este exótico 747, a Boeing utilizava o transporte por navios e estrada para o envio das peças, dificultando o uso de aviões cargueiros por conta do volume ou tamanho de algumas peças do 787, a exemplo das asas.  

Para contornar a situação, a Boeing desenvolveu uma modificação especial para o 747-400, visando viabilizar o transporte de grandes peças do Boeing 787 Dreamliner oriundas da Itália e do Japão para os Estados Unidos via Charlestown, na Carolina do Sul e Everett, em Washington.

Apesar do primeiro voo ter sido em setembro de 2006, a certificação do tipo da FAA saiu apenas em junho do ano seguinte. Depois da fuselagem estendida, a principal modificação notória no Dreamlifter foi a retirada dos winglets para diminuir o excesso de vibrações na aeronave. 

O fato de o Dreamlifter possuir um design pouco atraente, fez com que o presidente da Boeing na época, Scott Carson, pedisse desculpas para o designer do 747, Joe Sutter, por “lamentar o que fizemos ao seu avião“.

Ainda que o Dreamlifter tenha um conceito bastante semelhante com o Airbus Beluga para o transporte de peças e seções de fuselagem, este 747 modificado se diferencia do Beluga com a entrada do compartimento de cargas, com o carregamento pelo Dreamlifter sendo pela parte traseira.

Boeing 747 Dreamlifter 787 Dreamliner peças carrgueiro

O carregamento no Dreamlifter é feito pela parte traseira da aeronave Foto: Muroi 8210, (CC BY-SA 4.0), via Wikimedia Commons

O exótico projeto contou com o apoio da espanhola Gamesa Aeronáutica, Boeing Rocketdyne e um escritório da Boeing na Rússia, que viabilizaram a compra de 4 unidades do Boeing 747-400 para serem convertidos.  

Com o avanço do projeto Dreamlifter, todas as modificações e adaptações foram feitas em Taiwan pela Evergreen Aviation Technologies Corporation, uma joint venture da EVA Air e a General Eletric, com os voos de testes realizados na planta de Boeing Field, em Seattle. 

Boeing 747 Dreamlifter 787 Dreamliner peças carrgueiro

Foto: Chang-Song Wang, (CC BY-SA 2.5), via Wikimedia Commons

Não demorou muito, para que duas unidades convertidas do Dreamlifter estivessem prontas para operarem no ano seguinte, diminuindo o tempo do transporte das asas e demais peças do 787 de 30 dias para cerca de 8 horas. A Boeing passou a contar com a quarta unidade do Dreamlifter apenas em agosto de 2010. 

Atualmente, a Atlas Air firmou um contrato para operar a frota do 747 Dreamlifter, tornando este avião cargueiro um importante pilar para o transporte de peças e cargas volumosas para a Boeing, incluindo o uso em voos humanitários para o enfrentamento da covid-19. 

Boeing 747 Dreamlifter 787 Dreamliner peças cargueiro

Foto: Wilco737 via Flickr

Com informações: Simple Flying 

 

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Redator

Apaixonado por aviões e fotografia, sempre estou em busca de curiosidades no universo da aviação.


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