Advertisement

Drone vindo da zona de combate da Ucrânia cai na Croácia

Tu-141 drone ucrânia

Um drone da era soviética vindo da zona de guerra da Ucrânia caiu em uma praça em Zagreb, capital da Croácia, na noite de ontem (10). O grave incidente não deixou feridos, mas assustou moradores e levantou questionamentos. 

A aeronave não tripulada veio da Ucrânia, cruzou os espaços aéreos da Romênia e Hungria a mais de 920 Km/h, até cair no gramado de um um campus estudantil na capital croata, gerando uma grande cratera. 

A aeronave não-tripulada foi identificada pelo portal The War Zone como sendo um Tupolev Tu-141 Strizh, um drone de reconhecimento da década de 1970, empregado pela Ucrânia e Rússia.  Desenvolvido a partir de outro drone, o Tu-123 Yastreb, o Tu-141 é equipado com um motor Tumansky KR-17 e pode atingir velocidades de 1100 Km/h, carregando câmeras diversas. 

O drone é lançado a partir de uma carreta com auxílio de um foguete, voando um percurso predeterminado em velocidade transônica (regime entre as velocidades subsônicas e supersônicas). No fim da missão, o drone com os dados de inteligência é recuperado através de paraquedas, podendo ser reutilizado.

https://twitter.com/zdravko_dren/status/1502073947629699076?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1502073947629699076%7Ctwgr%5E%7Ctwcon%5Es1_&ref_url=https%3A%2F%2Fwww.thedrive.com%2Fthe-war-zone%2F44697%2Fukrainian-tu-141-strizh-missile-like-drone-appears-to-have-crashed-in-croatia

Ainda no dia 08 de março, um Tu-141 ucraniano foi perdido em combate. O equipamento é considerado obsoleto, mas a Ucrânia voltou a empregá-lo em 2014 com a invasão russa na Crimeia. 

Nesta sexta-feira, o presidente Zoran Milanovic afirmou em comunicado que o drone entrou no espaço aéreo croata pela fronteira com a Hungria, voando a mais 926 Km/h e cerca de 1200 pés de altitude. O drone caiu depois que ficou sem combustível e “está claro ” que veio da Ucrânia.

“O drone sobrevoou a Hungria por mais de 40 minutos, ficou menos de sete minutos no espaço aéreo croata e caiu no bairro de Jarun, felizmente sem vítimas. Este é um incidente grave de acordo com as informações que temos. Uma investigação está em andamento, desejamos apurar todos os fatos. Apelo aos cidadãos para que fiquem calmos porque eventos como este estão prestes a acontecer em tais conflitos.”

“Estimamos que isso não foi dirigido contra a Croácia. No entanto, certas coisas processuais devem ser examinadas, devemos verificar como chegou a isso e como é que um drone do tamanho de um avião não foi derrubado em seu caminho evidentemente da Ucrânia para Zagreb”, afirmou o presidente Milanović.

Paralelamente, a Hungria diz que o avião não tripulado entrou em seu espaço aéreo pela Romênia, mas não foi detectado pelas defesas aéreas de nenhum dos países, todos membros da OTAN.

Ninguém sabe se o drone foi lançado pela Ucrânia ou pela Rússia, mas alguns relatos afirmam que a aeronave tinha estrelas vermelhas, que são marcas russas. Por outro lado, alguns Tu-141 foram preservados na Ucrânia ainda com marcações da Rússia. A Embaixada da Rússia na Croácia diz que a o país parou de usar o modelo no início de 1990.

O presidente croata enfatizou a gravidade do evento e o quão preocupante é que o drone não tenha sido detectado durante seu voo relativamente longo.

“O que me pergunto é como é possível que um drone não sofisticado tenha voado despercebido por quase uma hora no espaço aéreo dos estados membros da OTAN, e que ninguém percebeu… Isso não é um problema apenas para a Hungria, é um problema para o comando conjunto da OTAN na Espanha que deve ter todas as informações em tempo real, no menor período possível de tempo e reagir, mas nada aconteceu”.

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: Drone, Guerra, Rússia, Tu-141, Ucrânia, usaexport