Advertisement

Drones do Iêmen atacam instalações de petróleo e gás na Arábia Saudita

O Iêmen voltou a atacar a Arábia Saudita neste domingo (20), desta vez destruindo parte de algumas instalações da Aramco, sendo as instalações Yanbu e Yasref atingidas pelo ataque.

De acordo com alguns dados fornecidos pelo governo saudita, dois drones do Iêmen participaram dos ataques as refinarias. Há suspeitas de envolvimento de rebeldes houthis do Iêmen nessa situação, enquanto isso, o grupo confirmou o ataque.

O ataque ocorreu com nove drones no total, de acordo com informações do Ministério de Defesa da Arábia Saudita, mas muitos foram interceptados antes de atacar os alvos.

Já a Aramco declarou que terá uma leve redução temporária na produção de barris de petróleo. No longo prazo a empresa anunciou no domingo que planeja aumentar a produção para suprir a demanda do mercado internacional, após as sanções contra a Rússia. A Arábia Saudita é a maior exportadora de petróleo do mundo.

O conflito entre os dois países já perdura por vários anos, com poucos ataques separados realizados pelos dois lados. Como resultado, a Arábia Saudita vem nos últimos anos  reforçando seu poder bélico comprando mais armas dos Estados Unidos, França e Israel, como no caso dos últimos acordos realizados em 2020 e 2021.

Em março de 2021 um drone Houthi danificou um A320 civil em um ataque no Aeroporto Internacional de Abha, no sul da Arábia Saudita.

 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.