Dubai Air Show
Foto: Divulgação

O Dubai Air Show é um evento voltado para a indústria da aviação, reunindo grandes fabricantes de aeronaves civis e militares com intuito de apresentar seus portfólios de produtos e fechar grandes negócios. O evento acontece sempre a cada dois anos e em anos ímpares.

O evento ocorre em uma realização conjunta entre o Sheikh Mohammed bin Rashid Al Maktoum que é um dos principais patrocinadores do evento além de Vice-Presidente e Primeiro Ministro dos Emirados Árabes em cooperação com a Autoridade de Aviação Civil de Dubai, Administradora dos Aeroportos de Dubai, Dubai World Central e as Forças Armadas dos Emirados Árabes. 

Reunimos aqui algumas das principais apresentações do evento que está em seu terceiro dia, um evento de tirar o fôlego de todos que o acompanham. 

Aviação Comercial

Na parte de aviação comercial, a Boeing apresentou pela primeira vez ao público sua nova aeronave, o Boeing 777X. A aeronave decolou das instalações da fabricante em Seattle nos EUA para realizar até então seu primeiro voo internacional e também o mais longo voo tendo sido realizado pela aeronave desde seu primeiro voo no começo de 2020.

Para atrair os olhares do público, a Boeing fez uma impressionante demonstração com o modelo, realizando manobras em voo além da decolagem quase vertical.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Aviation International News (@ain_online)

 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Kelsey Johnson (@lipstickandluggage)

A aeronave norte-americana foi uma das principais atrações até o momento, o avião que quando estiver realizando voos comerciais será o maior bimotor em operação. Seu design foi aprimorado com as novas características e tecnologias implementadas no 787, a novidade para o 777X está na ponta de suas asas que podem se dobrar.

E por falar em Boeing 787, a Etihad também esteve presente no Dubai Air Show 2021 e colocou em demonstração o seu 787 EcoDemonstrator. A aeronave da versão -10 foi modificada para que a companhia aérea e a fabricante possam realizar testes em busca de melhorar a eficiência da aeronave de forma que possa impactar menos no meio ambiente e seja ecologicamente mais correto.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Saleh (0.6K) (@auhspotter)

Além do 787, a Airbus também demonstrou em voo e abriu para o público conhecer seu A350 com a pintura em alusão a utilização de materiais em fibra de carbono para a construção de aeronaves, como é feito no próprio A350.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Victor Tango Aviation (@teamvtaviation)

A Emirates que é quase uma anfitriã do evento, além de realizar a passagem baixa com um Boeing 777 e um Airbus A380 com a pintura em alusão ao Dubai Expo 2020, a companhia colocou em exposição outro A380 para visitação do público. A aeronave está com a pintura especial em alusão aos 50 anos de operações da Emirates.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Felix Brain (@iamfelixbrain)

Outra grande novidade da aviação comercial no evento foi a demonstração em voo do russo MC-21-310, que estava equipado com seus novos motores de fabricação russa PD-14. O voo de demonstração durou cerca de 10 minutos.

Aviação Militar

Os produtos aeronáuticos de defesa sempre são destaque no Dubai Airshow. Com a edição de 2021, não foi diferente. As aeronaves militares estiveram presentes na forma de caças, aviões de transporte, treinamentos, helicópteros, e outros. 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Reg Pogi (@regpooogi)

Uma grande surpresa (literalmente) foi o Calidus B-350, um enorme turboélice de ataque, desenvolvido a partir de um concorrente do Embraer A-29 Super Tucano. Leia mais sobre essa aeronave clicando aqui

As esquadrilhas de demonstração Al Fursan, dos Emirados Árabes, Saudi Hawks da Arábia Saudita e Surya Kiran, da Índia, se apresentaram com seus jatos MB-339PAN e BAE Hawk, com fumaças coloridas e manobras de alta performance.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Victor Tango Aviation (@teamvtaviation)

Outra equipe de demonstração de destaque sãos os Russian Knights, da Força Aérea Russa. Usando os caças Su-30SM, os pilotos realizaram manobras arrojadas, com o já tradicional lançamento de flares. 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por АГВП «Русские Витязи» (@russianknights)

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Sachin Suraj (@sachin_suraj)

E falando em Rússia, outro produto que chamou atenção foi o Su-75 Checkmate. Pela primeira vez, o novo caça russo está sendo apresentado em uma feira no exterior. Até mesmo um perfume foi criado para divulgar a aeronave de 5º geração. 

A China também se fez presente, e realizou voos de demonstração com o Hongdu L-15, um treinador avançado supersônico. 

DEIXE UMA RESPOSTA