É ou não é sem noção?: Cirrus passa por debaixo de asa do Airbus A320

Foto - Allegiant Air

Um Airbus A320 da Allegiant Air se envolveu em um incidente no Aeroporto de Orlando, quando uma aeronave Cirrus CS taxiou diretamente por baixo da sua asa.

Os pilotos ainda entraram em contato com a torre para obter uma explicação, mas não houve nenhuma. É provável que uma investigação completa seja iniciada.

O Airbus havia se afastado do terminal e estava apenas ligando os motores e desconectando-se do reboque. Claramente perturbados pela passagem apertada de um avião inesperado, os pilotos enviaram um rádio para os controladores de tráfego aéreo (ATC) na torre.

Piloto do A320: “Eu não sei se você está ciente, nós tínhamos um Cirrus apenas de táxi ao nosso lado, no lado direito da pista onde estamos agora, enquanto nossa equipe de terra estava desconectando [a barra de reboque].”

Torre de controle: “Allegiant 296, Roger, eu também estava observando isso. Eu não tinha certeza de que não deveria haver ninguém na pista de táxi lá.”

Piloto do A320: “Sim, nós ficamos surpresos porque acionamos o freio de estacionamento e a equipe de terra estava se preparando para desconectar, enquanto estávamos começando o número dois, eles estavam tipo “ei, temos um cara tentando taxiar atrás de nós debaixo da nossa asa direita” então…”

Ainda preocupado com o incidente e provavelmente um pouco abalado, o piloto se comunicou pela última vez com o ATC. Ele garantiu ao controlador que estava planejando tomar uma ação, sugerindo que um relatório de evento fosse apresentado sobre o incidente. 


Piloto do A320: “Sim, eu só queria dizer algo sobre isso. Não sei se ele foi liberado ou para onde deveria ir ou o quê, mas acho que provavelmente vamos registrar um relatório de evento de segurança ou algo sobre isso.”

Fria e calma, a torre ainda mantinha apenas as comunicações mais breves com o A320.

Torre de controle: “Allegiant 269, Roger”

O ATC passou a fornecer informações de liberação e táxi para a aeronave Allegiant. Por todas as contas, o A320 seguiu para seu destino em Leigh Valley sem incidentes adicionais.

Você pode assistir ao incidente e ouvir as comunicações de rádio no vídeo abaixo:

DEIXE UMA RESPOSTA