EASA certifica ATR 72-600 de alta densidade (HD)

Interior do ATR 72-600 da HOP!, a companhia aérea regional da Air France.

Interior do ATR 72-600 da HOP!, a companhia aérea regional da Air France.

A EASA (Agência Europeia para a Segurança da Aviação) certificou a versão de alta densidade de passageiros do ATR 72-600, sem realizar grandes mudanças, a fabricante ATR conseguiu aumentar a capacidade do modelo para até 78 passageiros. Para isso foi preciso alterações quando ao material em que o assento era produzido e um remanejamento do compartimento de bagagem que fica na parte frontal da aeronave (perto do cockpit), dessa forma é possível aumentar em até 2 fileiras de assentos a atual capacidade da aeronave, um retrofit estará disponível para outras companhias que já operam com o ATR.

“A demanda vem de companhias aéreas, especialmente no Sudeste Asiático, pedindo para otimizar ainda mais o espaço de cabine e aumentar o número de assentos disponíveis para voos regionais”, disse Thierry Casale,  vice-presidente sênior da ATRs. Ele complementa, “Com o menor custo por assento-milha no mercado regional e economia operacional incomparável, o High Density ATR 72-600 é uma combinação perfeita entre conforto e eficiência.”

A Cebu Pacific foi a primeira companhia aérea a escolher a configuração de alta densidade, com uma encomenda para 16 ATR 72-600 HD anunciada durante a Paris Airshow deste ano. A primeira aeronave com layout de 78 assentos entrará em operação no segundo semestre de 2016. Os assentos adicionais são muito valiosos para as companhias aéreas que operam nas regiões onde o tráfego cresce rapidamente e a demanda é altamente sensível ao preço.

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 


Engenharia Aerospacial - Editor de foto e vídeo - Fotógrafo - Aeroflap