ATR-72-600F- Foto: ATR

Agência Europeia de Segurança da Aviação (EASA) certificou para voos a versão cargueira do ATR 72, o  ATR-72-600F.

Com essa certificação o cargueiro turboélice está pronto para entrar em serviço. A empresa franco-italiana ATR, recebeu 30 pedidos firmes da FedEx Express, mais 20 opções, colocados em novembro de 2017.

O ATR 72-600F é a primeira aeronave ATR a ser entregue diretamente da linha de montagem em Toulouse em uma configuração de cargueiro. O primeiro turboélice de carga está programado para ser entregue ao seu proprietário até o final de 2020.

De acordo com o comunicado do fabricante, o cargueiro regional tem uma seção transversal ampla e uma grande porta de carga que permitirá ao operador transportar cargas a granel, bem como paletes padrão da indústria, contêineres e painéis de piso reforçados. O ATR 72-600F também é equipado com o mais recente conjunto de aviônicos, projetado para acomodar atualizações futuras regulares. 

ART-72 da FEDEX

Além disso, tendo uma carga útil estrutural máxima de 8,9 toneladas (19.600 lbs) e um espaço de volume de carga de 75,5 metros cúbicos (2.666 pés cúbicos), em comparação com o Boeing 767 Freighter, o ATR 72-600F pode carregar cerca de 20 a menos de peso e tem cerca de 6 vezes menor, mas é capaz de fornecer capacidade para entregas regionais menores.

O cargueiro regional completou seu vôo inaugural em 16 de setembro de 2020. A aeronave decolou de Saint-Martin, em Toulouse, França, e realizou um vôo de duas horas. Durante o vôo, a tripulação a bordo executou vários testes de diagnóstico para medir o envelope de vôo e o desempenho do ATR.

 

Fonte: Aerotimes.aero


DEIXE UMA RESPOSTA