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EASA solicita verificação de rachaduras no eixo de motores do Airbus A380

As companhias que operam o Airbus A380 equipados com motores Rolls-Royce, receberam uma recomendação para inspecionar os motores quanto à quebra de espaçadores entre os discos dos compressores de pressão intermediária.

A Agência de Segurança da Aviação da União Europeia (EASA) diz que o exame de um eixo do rotor do Trent 900 revelou uma rachadura em um espaçador entre os estágios dois e três, e que uma rachadura semelhante foi encontrada posteriormente – no mesmo local – em outro eixo do rotor.

“Estão em andamento investigações para identificar a causa dessas rachaduras”, afirma. “Foi determinado que mais motores poderiam ser afetados por esse fenômeno de rachaduras”.

A EASA alerta que a condição pode potencialmente levar à falha do eixo do rotor do compressor de pressão intermediária e à liberação de detritos com alta energia.

A Rolls-Royce publicou instruções de inspeção, e a EASA propõe monitorar as verificações por meio de uma diretriz de aeronavegabilidade.

Isso exigirá inspeções com um boroscópio para certos motores, dentro de 200 ciclos de uso, mas também solicitará inspeções adicionais no local do eixo do rotor. A EASA também está propondo a inspeção de certos eixos antes da instalação.

Os motores encontrados com rachaduras teriam que ser retirados de serviço antes do próximo voo da aeronave.

A Emirates e a Singapore Airlines são as maiores operadoras de aeronaves A380 propulsionadas por motores Trent, com Lufthansa, British Airways e Qantas entre outros grandes clientes.

Até o momento não há uma lista dos aviões afetados por esse problema.

 

 

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Aeroflap

Autor: Aeroflap

Categorias: Aeronaves, Notícias

Tags: A380, motor, Rolls Royce