A Eastern Airlines cancelou a sua encomenda para 20 aeronaves da família MRJ, fabricadas pela Mitsubishi Aircraft. O negócio foi desfeito depois da Swift Air comprar toda a Eastern Airlines, a nova empresa não concordou com o negócio realizado anteriormente.

Dessa forma a carteira de pedidos do MRJ diminuiu em 10%. A Mitsubishi disse que o cancelamento da encomenda “é lamentável” para a empresa, e ela espera que não tenha muito impacto no desenvolvimento do MRJ.

O contrato foi originalmente assinado em 2014, naquela época a empresa concordou em receber o MRJ a partir de 2019, mas os vários atrasos no programa de certificação da aeronave postergaram esse prazo pelo menos para 2021.

A Mitsubishi agora possui 213 pedidos firmes para o MRJ, proveniente de seis clientes, incluindo a All Nippon Airways, Trans States Holdings, SkyWest Inc, Air Mandalay, Japan Airlines e Aerolease Aviation. Desde 2016 a Mitsubishi não recebe nenhuma encomenda firme ou carta de intenção para o MRJ.

Com a primeira entrega marcada anteriormente para 2017, a Mitsubishi agora espera que a All Nippon Airways esteja operando com o MRJ em meados de 2020.