Ecranoplano: o avião que ‘não é avião’ mais conhecido como o Monstro do Mar Cáspio

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Talvez você já tenha visto nas redes sociais a foto de um navio-avião voador abandonado as margens de uma praia, o grande objeto que lembra um avião, trata-se de um ecranoplano.

Projetado durante a era soviética na década de 1950, o ecranoplano destaca-se por se movimentar utilizando efeito aerodinâmico efeito solo para se locomover sobre a água. O efeito solo nada mais é do que a diferença de pressões próximas das asas e das superfícies planas criando grandes bolsões de ar, o que garantia ao ‘Monstro do Mar Cáspio’ realizar um voo rasante abaixo dos 20 pés (aproximadamente 6 metros).

Projetado pelo engenheiro naval soviético Alexeev Rostislav Evgenievich, o ecranoplano ‘Lun’ podia transportar até 50 passageiro e 5 tripulantes. A principal finalidade era disparar mísseis anti-navio Moskit contra embarcações e navios inimigos a uma baixa altitude de superfície plana, contexto ideal para que os radares inimigos não pudessem detectar o robusto veículo.

 Apelidado de Lun, Foto: Autor Desconhecido

Por conta de questões orçamentarias e alto custo do projeto, a União Soviética decidiu abandonar o projeto, largando algumas unidades às margens de rios e praias, inclusive no Mar Cáspio, entretanto, variados modelos do ecranoplano foram produzidos e utilizados pela marinha soviética. 

Abaixo você pode ver como era a operação do gigante soviético: 

Com isso, após o seu uso militar, o Lun passou a realizar apenas o transporte de passageiros até ser desativado por falta de planos de uso, principalmente após o fim da União Soviética. 

Apesar do visual próximo de um avião e pesando 550 toneladas, o Monstro do Mar Cáspio possui 21,8 metros de altura, 38 metros de envergadura e 92 metros de comprimento. O grande veículo é classificado como embarcação de acordo com a Organização Marítima Internacional. Para o efeito de comparação, um Boeing 747 totalmente carregado ultrapassa as 300 toneladas

O ecranoplano era movido por dez motores turbofan Dobrynin RD-7, mesmo motor utilizado em algumas versões do bombardeiro Tupolev Tu-22, garantindo uma velocidade de cruzeiro entre 400 km/h a 500 km/h e com o limite operacional de 1.500 km.

Com a descoberta por satélites norte-americanos, o projeto soviético 903, ou aeronave-protótipo chamou a atenção dos Estados Unidos durante a Guerra Fria. Com isso, o estranho e desconhecido ecranoplano recebeu o apelido de Monstro do Mar Cáspio por conta da sua localização entre as fronteiras da Rússia, Cazaquistão, Irã, Turcomenistão e Azerbaijão.

 

O retorno dos ecranoplanos para os próximos anos

Foto: Valery Matytsin/TASS

Apesar dos conflitos com a Ucrânia, a Rússia pretende para os próximos anos ressuscitar os ecranoplanos para o transporte e resgate e atividades militares no Ártico. Atualmente, somente o Irã detém tais veículos para o uso militar. 

Com um mesmo exemplar idêntico ao Lun inacabado, a Rússia pretende criar outra versão para fins distintos do seu irmão de guerra, o país pretende criar um veículo de resgate batizado Spasatel.

Foto: Mr.YuriGagarinSe via Flickr

Além disso, a Rússia também planejam revitalizar famoso ecranoplano do Mar Cáspio e enviar para um museu temático militar-patriótico, mas para isso, será necessária uma complexa revitalização por conta dos danos causados pelas décadas de abandono de um dos mais icônicos projetos da era soviética.

A principal ideia do museu é de colocar o gigante em uma plataforma na praia de 150 metros, sustentando o ecranoplano em estruturas infláveis cilíndricas para que o navio voador possa se movimentar por alguns metros. 

Autor: Gabriel Benevides

Redator Apaixonado por aviões e fotografia, sempre estou em busca de curiosidades no universo da aviação. Contato: gabriel.benevides@aeroflap.com.br

Categorias: Aeronaves, Artigos, Notícias

Tags: Avião, Ecranoplano, Embarcação, Rússia, usaexport

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