Foto - Infraero

O novo presidente da Infraero, Tenente-Brigadeiro do Ar Hélio Paes de Barros Júnior, tomou posse, nesta segunda-feira (15/7).

Em solenidade simbólica de transmissão do cargo, presidida pelo ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, no Ministério Público Militar, em Brasília (DF), o gestor agradeceu ao titular da Pasta pela confiança e assegurou que vai trabalhar arduamente para ampliar os resultados da empresa.

“Recebi uma missão altamente complexa, mas extremamente prazerosa. Vou me esmerar ao máximo para cumpri-la de maneira coerente com as orientações e diretrizes do Governo Federal. E em 2019, vamos dobrar o resultado operacional da Infraero”, destacou.

O presidente também fez um agradecimento especial à ex-presidente Martha Seillier pelo tempo à frente da empresa. “Martha conseguiu identificar quais eram as possibilidades da Infraero e fazer com que os órgãos aos quais estamos vinculados entendessem essa importância, fazendo com que pudéssemos trafegar com mais tranquilidade para o futuro. A Infraero está viva e nós estamos juntos”, disse.

O Brigadeiro Paes de Barros cumpriu seis meses de quarentena após deixar a diretoria da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), em dezembro de 2018. No período, esteve à frente da presidência Martha Seillier, que deixou a empresa no início de julho para assumir a Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI).

Durante o evento, Seillier agradeceu o apoio e a dedicação dos profissionais da Infraero. “Encontrei colaboradores muito comprometidos em todos os Estados; grandes profissionais de enorme dedicação. São pessoas competentes, e que entendem a empresa, de fato, como uma grande prestadora de serviços públicos”, afirmou.

A ex-presidente também agradeceu o apoio do ministro da Infraestrutura. “O ministro Tarcísio abraçou a Infraero desde o início da nossa gestão, e nos deu toda a prioridade para que a não deixássemos de entregar aquilo que o cidadão brasileiro tanto merece”. Por fim, a gestora parabenizou o brigadeiro Hélio Paes de Barros e desejou sucesso na administração da Infraero.

“Desejo ao senhor todo o sucesso na condução da empresa para esse novo momento de reestruturação e reconhecimento de todo o potencial que a Infraero ainda tem de colaborar com os rincões deste País, com um vasto projeto de aviação regional”, destacou.

O ministro da Infraestrutura reiterou a importância da empresa para o Brasil.

“A Infraero é muito grande, com grande participação na história do Brasil e desafiador futuro pela frente. Um futuro que se confunde com o da nossa própria aviação, que tem um potencial enorme de crescimento. Somos hoje o sexto maior mercado do mundo, mas eu diria que, muito em breve, seremos o terceiro maior. O futuro nos reserva atingir e trilhar o caminho daquilo que é a vocação do Brasil: ser grande. E o Brasil sendo grande, a aviação civil também será, assim como o mercado de aviação que vai crescer. E nós vamos precisar de toda a competência, de toda a dedicação e profissionalismo da Infraero, que vai ter um papel fundamental na adequação da nossa infraestrutura para receber esse crescimento ao longo do tempo”, acrescentou.

O titular da Pasta também enfatizou a trajetória do novo presidente. “O Brigadeiro Paes de Barros tem uma longa trajetória ligada à aviação. Formado pela Aeronáutica, com passagem pela Agência Nacional de Aviação Civil. Tenho certeza que vai contribuir muito com o engrandecimento dessa empresa”, concluiu.

Além do ministro da Infraestrutura, participaram da cerimônia o ministro de Minas e Energia, Bento Costa Lima Leite, o ministro do Superior Tribunal Militar, Tenente Brigadeiro do Ar William de Oliveira Barros, o procurador-geral da Justiça Militar, Jaime de Cassio Miranda, o secretário Nacional de Aviação Civil do ministério da Infraestrutura, Ronei Glanzmann, o diretor-presidente da Anac, José Ricardo Botelho de Queiroz; além de autoridades das Forças Armadas, representantes das empresas aéreas, concessionárias, associações e entidades do setor aéreo.