F-16AM (Foto Ilustrativa)- Foto: Autor Desconhecido

Um caça F-16BM da Força Aérea da Bélgica caiu ontem em território francês. O acidente aconteceu por volta das 10h30. Os dois pilotos conseguiram ejetar em segurança, porém, um dos pilotos ficou preso em cabos de alta tensão, mas saiu ileso da situação.

O caça que estava em uma missão de navegação havia decolado momentos antes da Base Aérea de Florennes. Após a ejeção o caça atingiu um telhado de um casa, e o piloto caiu em uma área de agricultura, mas ninguém em solo ficou ferido e investigadores belgas já foram ao local para apurar a causa do acidente com o F-16BM.

Imagem onde mostra o piloto preso na linha de alta tensão, o mesmo saiu ileso da situação- Crédito da imagem: Le Telegramme

A Força Aérea Belga havia comprado 24 unidades do F-16, estes foram modificados para a versão AM/BM. Com o passar dos anos houve um certo limite de operacionalidade, devido inclusive a outros acidentes, acredita-se que apenas 8 caças da versão BM estão em condições de voo.

Nesta semana, além desta notícia do acidente, outro F-16 da força aérea belga foi destaque na mídia. Essa em questão é sobre uma interceptação de um F-16 belga a aeronaves russas TU-160 e SU-27 sobre o Mar Báltico.

 

Fonte de apoio: The Aviationist / Edição: Aeorflap