Advertisement

Em meio à tensões, países da OTAN realizam exercício com mais de 30 mil soldados

F-35 Noruega OTAN exercício

Começou na segunda-feira (14) na Noruega o exercício Cold Response 22 (CORE 22), reunindo 25 países da OTAN e parceiros. Apesar de estar planejado desde novembro de 2021, o exercício multinacional ocorre ao mesmo tempo em que a Rússia trava uma sangrenta guerra na Ucrânia. 

Está é nona edição do CORE 22, um exercício realizado a cada dois anos pela Noruega. O objetivo é treinar o combate de alta intensidade no ambiente desafiador do ártico. A operação, que ocorre entre 14 de março a 01 de abril, reúne 50 navios de guerra, mais de 200 aeronaves de combate e 30 mil soldados no norte europeu. 

OTAN/Divulgação.

“Exercitar juntos é como otimizamos o que cada um de nós traz para a luta. Estamos comprometidos com a defesa coletiva de todas as nações da OTAN”, disse o General Jeff Harrigian, comandante do Comando Aéreo Aliado. “Integrar e treinar com nossos aliados e parceiros nos permite exercer nossas capacidades combinadas enquanto dissuadimos a agressão contra a OTAN”.

Os países participantes são Estados Unidos, Canadá, Dinamarca, Grã-Bretanha, França, Bélgica, Holanda, Itália, Grécia, Turquia, Alemanha, Espanha, Polônia, República Tcheca, Hungria, Estônia, Letônia, Lituânia, Romênia, Eslovênia, Croácia, Montenegro e Macedônia do Norte. Os países parceiros Finlândia e Suécia também participarão do exercício, além de outras agências civis. 

Essa integração inclui manobras de combate ar-terra e ar-mar, bem como caças aliados praticando seus procedimentos de escolta de bombardeiros, com os B-52 que estão desdobrados na Inglaterra.

Gripen B-52 Suécia EUA BTF
Dois caças JAS-39C Gripen escoltando um B-52H dos EUA. Foto: Força Aérea Sueca.

Nas próximas semanas, as forças armadas aliadas e parceiras percorrerão a vasta região nevada, realizando exercícios de tiro real, operando em lagos gelados e integrando meios aéreos, terrestres e navais.

“Eles aprimorarão suas habilidades de treinamento no Ártico, garantindo que as forças armadas estejam preparadas para responder a qualquer ameaça ou crise. O CORE 22 está reunindo Aliados da Europa e da América do Norte, demonstrando o vínculo transatlântico duradouro no coração da OTAN.”

O cenário do exercício é artificial e fornecerá principalmente uma estrutura para retratar o caminho para a crise com adversários pares em todos os domínios (Forças do Norte vs. do Sul). O CORE 22 está dividido em três fases, com dois centros de comando conjunto.

Foto: Governo Norueguês/OSCE.
  • Fase 1 – começando com operações navais no Atlântico para obter acesso.
  • Fase 2 – constitui-se de operações pesadas aéreas para permitir o pouso.
  • Fase 3 – É o desembarque anfíbio e a batalha terrestre para restabelecer a integridade nacional. 
  • Sede Conjunta Norueguesa (NJHQ) – é o QG do Exercício e
    comandará as Forças do Norte.
  • O Comando da Força Conjunta da OTAN em Brunsum (JFCBS) liderará as
    Forças do Sul

O ministro da Defesa norueguês, Odd Roger Enoksen, disse: “Este exercício é extremamente importante para a segurança da Noruega e seus aliados. Vamos praticar um reforço aliado da Noruega. Não está sendo realizado por causa do ataque das autoridades russas à Ucrânia, mas dado o pano de fundo, há um significado maior”.

Zelensky Ucrânia
Presidente ucraniano Volodymyr Zelensky.

O Comando Aéreo Aliado também reforça que o Cold Response 2022 não tem relações com a situação na Ucrânia, dizendo que “O exercício deste ano está planejado há muito tempo e foi anunciado há mais de oito meses. Não está relacionado com a invasão não provocada e injustificada da Ucrânia pela Rússia, à qual a OTAN está a responder com medidas preventivas, proporcionais e não escaladas.”

“O bombardeio russo perto das fronteiras polonesas é preocupante porque os perigos de transbordamento para o território da OTAN são aumentados e a OTAN está pronta para defender seu território”, afirma Klaus Wittman, historiador e ex-general alemão. 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: Europa, Noruega, OTAN, Ucrânia, usaexport