Foto – RIAT/Divulgação

Na mesma semana em que a Royal Air Force (RAF) está completando 100 anos, o Reino Unido também dá início a um evento histórico que ocorre anualmente. O Royal International Air Tattoo, ou somente RIAT.

As apresentações aéreas começarão nesta sexta-feira, e vão perdurar por todo o final de semana, até segunda-feira, quando as aeronaves retornam para as suas bases. Ou não, algumas vão para o Farnborough Airshow.

Como citado no primeiro parágrafo, o evento comemora os 100 anos da RAF, por isso às 14h15 (horário local) haverá 50 aviões da Royal Air Force voando simultaneamente, incluindo aviões clássicos, como o Spitfire e o bombardeiro Avro Lancaster. No solo há um local dedicado para o aniversário da RAF.

Voltando para a aviação moderna, o Reino Unido aproveitará para exibir o novíssimo caça Lockheed Martin F-35B, além das aeronaves mais atuais, como os Eurofighter Typhoon.

Vários países participarão das exposições estáticas, dessa forma podemos esperar uma grande variedade de aeronaves, é possível ver até mesmo caças do modelo Sukhoi Su-27, da Ucrânia.

Do lado Brasileiro poderemos ver os treinadores Tucano da RAF, derivados do Tucano fabricado pela Embraer, mesma empresa que também está expondo um KC-390 durante o evento, como um destaque para o mercado de novos aviões de transporte militar, ao lado do A400M.

Você pode conferir a lista de aeronaves do evento Clicando Aqui. Acompanhe a cobertura do RIAT e do Farnborough Airshow aqui no Portal Aeroflap.