SpaceX Starlink

Seis dias depois, a SpaceX voltou a lançar satélites Starlink para o espaço, completando mais uma missão desse tipo, com um lançamento que ocorreu na tarde desta última terça-feira (04) a partir do PAD-39A do Kennedy Space Center, na Flórida.

Foram 60 satélites Starlink que subiram até a órbita desejada pela SpaceX através de um foguete Falcon 9 que anteriormente foi utilizado outras 8 vezes. Logo, esse foguete está quase no limite de reutilização estipulado para o projeto.

O primeiro estágio realizou novamente um pouso bem sucedido em um droneship localizado no meio do Oceano Atlântico, comprovando que a SpaceX planeja reutilizar mais uma vez este componente.

Atualmente a fabricante é a única no mundo que realiza lançamentos rotineiros com a recuperação da carenagem da coifa e do primeiro estágio.

Veja como foi toda a missão no vídeo abaixo:

Mais de 1400 satélites Starlink já foram colocados na órbita da Terra, que relata também um número alto de usuários interessados no sistema somente com a pré-venda aberta: 500 mil.

O sistema para ser completo em sua primeira fase, e ter cobertura global com o desempenho desejado pela empresa, precisa ter mais de 4000 satélites em órbita.