Não houve grande repercussão, nem conta no Twitter lotada de fotos do novo avião da Southwest, o Boeing 737 MAX 8, talvez esse é o lançamento mais tranquilo da companhia desde que recebeu o primeiro 737-200 da sua frota, na década de 70.

Uma cerimônia estava marcada para amanhã (30/08), mas foi desmarcada pela companhia para concentrar os esforços na recuperação da operação de sua malha após o furacão Harvey, que atingiu o Texas no último final de semana e alagou áreas do aeroporto com uma forte tempestade, causando o cancelamento de milhares de voos em dois aeroportos de Houston, uma das bases da Southwest.

Cockpit do 737 MAX 8. Foto – Boeing/Leo Dejillas

O Boeing 737 MAX 8, de matrícula N8710M, operou hoje (29/08) um voo de 3h19 desde Renton (Boeing Field) para Dallas Love Field, um dos hubs da companhia, de acordo com o site Flight Radar 24. Esse foi o voo de entrega realizado pela companhia.

Na semana passada, o N8710M completou um voo partindo da Boeing Field em Renton com representantes da Southwest Airlines a bordo. Esse foi o voo de validação antes da entrega final, que estava marcada para agosto.

Agora a aeronave será preparada para entrar em serviço no dia 1º de outubro, com o voo inaugural saindo de Dallas (Love Field) para Houston (Hobby), e decolagem prevista para às 07h. O segundo voo será operado entre Houston e San Antonio, com decolagem às 08h55. O terceiro voo no dia 01/10 será entre San Antonio e Dallas, com decolagem às 10h40.

Esse voo é muito semelhante ao primeiro voo do 737-200 da Southwest em 18 de junho de 1971, naquela época novidade na companhia. O primeiro voo do 737-200 na frota da companhia foi de Dallas para Houston, porém pousou no Houston Internacional Airport.

Na frota da Southwest o Boeing 737 MAX substituirá as aeronaves 737-300, que estão sendo rapidamente aposentadas, em só uma semana a Southwest tirou 18 delas de serviço. No dia 1º de outubro a Southwest terá no total oito aeronaves 737 MAX 8, e deve receber mais uma aeronave após uma semana de estreia dos voos. A companhia espera terminar 2017 com 14 aviões 737 MAX 8 em sua frota.

Foto – Boeing

Quatro das dez aeronaves com destino à Southwest são ex-aviões de testes da linha 737 MAX 8, essas aeronaves ajudaram na certificação do avião, que foi concluída no segundo trimestre deste ano.

A Southwest tem 200 encomendas para o 737 MAX, sendo 170 para o 737 MAX 8 e 30 para o 737 MAX 7.