Clique Aqui e receba as principais Notícias da Aviação em tempo real diretamente no seu Whatsapp ou Telegram.

XQ_58A alkyrie lançando o drone ALTIUS-600. Foto: AFRL.

O Laboratório de Pesquisa da USAF (AFRL) realizou no dia 26 de março o sexto voo de testes com o drone Kratos XQ-58A Valkyrie.

Nesse evento, o Valkyrie abriu seu compartimento de armas pela primeira vez, realizando com sucesso os testes de separação de cargas. Um drone menor, um ALTIUS-600 foi lançado a partir do XQ-58. 

O voo realizado no Yuma Proving Grounds (Arizona) foi conduzido pelo AFRL junto com Kratos e a Area-I, fabricante do SUAS (Small, Unmanned Aircraft System) ALTIUS. As duas empresas trabalharam juntas para desenvolver o software de carregamento e lançamento do pequeno drone. 

Um drone ALTIUS-600, mesmo modelo lançado de um XQ-58 em março. Foto: Area-I.

Alyson Turri, gerente do programa de demonstração, comentou sobre o marco: “Este é o sexto voo do Valkyrie e a primeira vez que as portas do compartimento de carga útil foram abertas durante o voo. Além desta primeira demonstração de separação do SUAS, o XQ-58A voou mais alto e mais rápido do que os voos anteriores.”

O AFRL destaca que o teste bem-sucedido demonstra ainda mais a utilidade de veículos aéreos não tripulados acessíveis e de alto desempenho. 

O XQ-58A fez seu primeiro voo em março de 2019 e faz parte do Projeto Skyborg da USAF.

Drone XQ-58A em formação com F-35A e F-22A. Foto: USAF.