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Embraer busca consolidar patentes para a sua família de aeronaves zero carbono

Apresentado oficialmente em novembro do ano passado, a nova família de aeronaves com emissões líquidas zero carbono da Embraer está em busca de uma nova marca para a confirmação das futuras patentes.

Segundo informações do Portal AINonline, os advogados do fabricante estão lidando com uma recusa inicial do Escritório de Patentes e Marcas dos Estados Unidos (USPTO) acerca de alguns aspectos como a “probabilidade de confusão” e das designações propostas pela nova família de aeronaves.

Inicialmente, a recusa é referente a designação a apenas dois modelos, sendo o E50-H2GT, aeronave que pode contar com até 50 assentos e movido a hidrogênio ou SAF / JetA e o E19-H2FC, aeronave de propulsão elétrica de hidrogênio com capacidade de até 19 assentos.

Contudo, o E50-H2GT e o E19-H2FC estão programados para entrarem em serviço até meados de 2040 e 2035, respectivamente, tempo que a Embraer terá de sobra para confirmar o nome e a marca para as novas aeronaves.

A Embraer também realizará a confirmação de marca junto ao USPTO com as aeronaves voltadas para o mercado regional  E9-HE e o E9-FE, ambos com a capacidade para até 9 assentos.

Além disso, em novembro do ano passado, o USPTO publicou um pedido de patente da Embraer sobre uma nova aeronave elétrica de pousos e decolagens verticais (eVTOL). Curiosamente, os detalhes mostram que o novo projeto se difere do Eve, com diferenças no design das asas e dos conjuntos de hélices. Ainda não se sabe quando o modelo será apresentado pela Embraer.

Nova família de aeronaves com emissões líquidas zero carbono da Embraer

A “Energia Family” é composta por quatro aeronaves conceito de tamanhos variados que incorporam diferentes tecnologias de propulsão – eletricidade, célula de combustível de hidrogênio, turbina a gás de duplo combustível e híbrido-elétrico.

Embora os aviões da Energia Family ainda estejam na fase de projeto, a Embraer já avançou na redução das emissões de suas aeronaves. A empresa testou combustível sustentável de aviação (SAF), misturas de cana de açúcar e combustível derivado da planta de camelina e combustível fóssil, na sua família de E-Jets. A meta da empresa é ter todos os aviões da Embraer compatíveis com SAF até 2030.

 

Energia Hybrid (E9-HE)                     

Embraer
Foto: Divulgação/Embraer    
  • propulsão híbrida-elétrica                                       
  • até 90% de redução das emissões de CO2            
  • 9 assentos                                                                
  • motores montados na parte traseira                        
  • disponibilidade da tecnologia –2030 

 

Energia Electric (E9-FE)

  • propulsão elétrica completa
  • emissões zero de CO2
  • 9 assentos
  • hélices contra-rotativas traseiras
  • disponibilidade da tecnologia – 2035

 

Energia H2 Fuel Cell Gas Turbine (E19-H2FC)

Embraer

  • propulsão elétrica de hidrogênio                                 
  • emissões zero de CO2                                            
  • 19 assentos                                                             
  • motores elétricos montados na parte traseira       
  • disponibilidade da tecnologia – 2035 

Energia Gas Turbine (E50-H2GT)

  • propulsão de hidrogênio ou SAF / JetA
  • redução de emissões de CO2 em até 100%
  • 35 a 50 assentos
  • motores montados na parte traseira
  • disponibilidade da tecnologia – 2040

Com informações: AINonline

 

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Gabriel Benevides

Autor: Gabriel Benevides

Redator Apaixonado por aviões e fotografia, sempre estou em busca de curiosidades no universo da aviação. Contato: [email protected]

Categorias: Aeronaves, Notícias

Tags: Embraer, eVTOL, Notícias, Notícias de aviação, usaexport