Embraer comemora os 10 anos do primeiro voo do Phenom 100

Foto - Embraer

A Embraer Executive Jets comemorou o décimo aniversário do primeiro voo realizado pelo menor jato executivo que a empresa vende atualmente, o Phenom 100. Esta celebração é o tema da presença da fabricante brasileira no Oshkosh 2017, mesmo local onde uma maquete da aeronave em tamanho real foi exibida pela primeira vez, em 2006.

O Phenom 100 foi certificado em dezembro de 2008, quando a primeira aeronave foi entregue para um cliente. Em 2009 a JetSuite e a Executive AirShare introduziram o Phenom 100 em suas frotas. No final de 2010, 199 aeronaves foram entregues e o Phenom 100 tornou-se o jato executivo líder de mercado.

Interior do Phenon 100 da JetSuite.

Hoje, com mais de 350 aeronaves que voam em 37 países, o Phenom 100 é reconhecido por seu excelente projeto e baixos custos operacionais e de manutenção, entre proprietários-pilotos, empresas, operadores charter e fracionários. A aeronave também é considerada ideal para a preparação de cadetes para operações de jatos multi-motores e é utilizada por academias de treinamento de voo em todo o mundo, inclusive na Força Aérea Britânica (RAF).

Toda a família Phenom já acumula mais de 800 aeronaves fabricadas, que estão operando em 40 países diferentes.

 

A nova geração – Phenom 100EV

Foto – Embraer/Divulgação

O jato que já é referência no seu segmento precisava de aprimoramentos para continuar ainda mais competitivo, e em julho de 2016, durante a EAA AirVenture Fly-In and Convention, em Oshkosh, o Phenom 100 EV foi apresentado pela Embraer, proporcionando maior desempenho, especialmente operando em locais de alta temperatura e altitude. A primeira aeronave foi entregue para um cliente em março de 2017.

O Phenom 100 EV tem motores Pratt & Whitney Canada PW617F1-E, com 1730 libras de empuxo, chegando a 405 nós em velocidade de cruzeiro e até 15% mais empuxo em aeroportos elevados e com altas temperaturas, o que equivale a mais alcance e menor tempo de subida. A aeronave tem alcance de 1178 milhas náuticas (2182 km) com quatro passageiros e reservas no padrão NBAA IFR.

Foto – Embraer/Divulgação

A cabine de comando permite operação com um só piloto, no modo Single Pilot, com alerta situacional elevado pela interface homem-máquina da aviônica Prodigy Touch, baseada no Garmin G3000, com painéis maiores e de alta resolução, telas divisíveis e novo radar meteorológico.

O Phenom 100 EV é a evolução da aeronave mais espaçosa de sua classe, com melhorias no interior, tais como novo perfil do corredor para aumentar o espaço e tomadas reposicionadas com carregador USB. A aeronave apresenta onze opções de design do interior, luz natural a partir de amplas janelas, inclusive no lavabo privativo, um compartimento de bebidas, escada integrada e o maior compartimento de bagagem entre os concorrentes.

 

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