Embraer Turboélice
Imagem: Divulgação Embraer

Entre os principais destaques da Farnborough Airshow 2022, o novo turboélice da Embraer que ainda está em fase de projeto, conseguiu pelo menos 200 intenções de compra.

O novo avião turboélice da Embraer deve focar no mercado de 70 a 90 assentos. A propulsão será com motores convencionais, ante a expectativa anterior do avião ser um dos primeiros desse porte com empuxo híbrido.

Contudo, o novo avião foi projetado para conseguir uma significativa economia de combustível em relação aos concorrentes, mesmo que a opção seja para a propulsão convencional já existente no mercado. A Embraer trabalha para fechar o design base de duas versões diferentes, a TP70 e TP90. Os motores serão instalados na cauda que terá formato em T.

O executivo da Embraer disse ainda que o novo motor com “arquitetura propfan”, ou de turbopropulsores com “caixas de redução” por exemplo, poderão melhorar a eficiência operacional da aeronave e consequentemente reduzindo seus custos operacionais.

Novos detalhes serão divulgados pela fabricante brasileira apenas no próximo ano. A Embraer divulgou um vídeo com a projeção e alguns detalhes sobre o novo projeto de avião turboélice brasileiro.