A LAAD 2019 já está trazendo novidades, uma delas foi divulgada ontem (02/04) pelo engenheiro Walter Pinto Junior, Diretor do Programa KC-390 da Embraer.

Walter Junior, anunciou que a Força Aérea Brasileira (FAB) receberá as primeiras unidades do KC-390 ainda no primeiro semestre deste ano.

“Nesta edição de 2019 da LAAD, temos o prazer de celebrar um marco significativo no programa, que é o início da produção em série do KC-390”, celebrou, mostrando o estado atual das três primeiras unidades da aeronave a serem entregues para a FAB. “Vale a pena mencionar a participação da FAB desde a descrição dos requisitos, dos conceitos, até a verificação dos mesmos nos ensaios”, acrescentou.

Walter Pinto Junior, Diretor do Programa KC-390 da EMBRAER,- Foto: FAB

A base aérea que receberá as unidades do KC-390 será a ALA 2, em Anápolis-GO, lá será sediado o 1º Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT), a escolha do local levou em conta a estrutura favorável da base, que ainda conta com o 1º GDA (Grupo de Defesa Aérea), esse esquadrão em questão nos próximos anos receberá os caças Gripen NG.

A previsão é de que a primeira aeronave seja entregue no primeiro semestre de 2019 e, ainda este ano, que a FAB receba a segunda unidade. Em 2014, a FAB assinou o contrato de aquisição de 28 aeronaves.

Muitos capítulos passaram na história do KC-390, alguns de tensos como alguns incidentes, um deles ocorrido em 2018.

Além dos incidentes que não tiveram vítimas, o projeto do KC-390 passou por problemas orçamentários, o que atrasou ainda mais a primeira entrega.

Foto – Embraer/Reprodução

Com tudo, houve também pontos positivos na história do KC-390, em 2018 a aeronave recebeu a certificação da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

Em 2019, o KC-390 está realizando ensaios de certificação de diversas missões, como lançamento de carga, combat offroad (realização de pouso, lançamento de carga em pista e decolagem em sequência) e Reabastecimento em Voo (REVO).

 

Alguns trechos por – Força Aérea Brasileira