Foto - USAF/Reprodução

A Embraer Defesa & Segurança e sua parceira Sierra Nevada Corporation (SNC) receberam encomenda de 12 aeronaves de ataque leve e treinamento avançando A-29 Super Tucano para a Força Aérea da Nigéria. Os aviões irão ser utilizados para missões de apoio aéreo tático.

A SNC tem orgulho de trabalhar com a Embraer Defesa & Segurança no A-29 para fortalecer a Força Aérea da Nigéria para atender suas necessidades de treinamento e segurança disse Taco Gilbert, vice-presidente de ISR da SNC.

O A-29 tem experiência comprovada em combate e foi projetado e construído para a missões na Nigéria e a solução mais confiável e econômica para voos básicos e avançados e para o treinamento de combate em operações de apoio aéreo tático , ISR (Inteligência e Vigilância e Reconhecimento), contra insurgência de guerra irregular.

A-29 Super Tucano pode operar em ppistas não preparadas- Foto: Embraer

O A-29 Super Tucano se tornou uma referência mundial em ataque leve e treinamento avançado com histórico comprovado em várias zonas de combate ao redor do mundo disse Jackson Schneider, presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança. A Embraer dá às boas-vindas a Nigéria como o mais recente país membro dessa verdadeira coalizão internacional que esteve ajudando a trazer a paz para o mundo.

O A-29 realiza missões de combate diariamente em várias regiões do planeta. A aeronave acumula mais de 46.000 horas de combate e mais de 360.000 horas de voo. Com a encomenda da Nigéria o A-29 já foi selecionado por 14 forças aéreas em todo o mundo.

A-29 Super Tucano da Força Aérea Afegã. Foto: U.S Air Force

Além do reconhecido histórico de combate, o robusto trem de pouso do A-29 permite decolagens e pousos em pistas não preparadas. Seu sistema de armas também oferece confiabilidade e precisão excepcionais, aumentando a eficiência nas missões de ataque leve.

O contrato para a força aérea da Nigéria inclui dispositivos de treinamento de solo, sistemas de missão, sistemas de missões sobressalentes, equipamentos de apoio no solo, equipamentos de missões alternativas e apoio logístico dentro da força.

As aeronaves serem produzidas em Jacksonville, na Flórida e modificadas pela SNC em Centennial, no Colorado. As entregas na Nigéria devem ocorrer de acordo com os prazos estipulados em contrato como parte de um pacote mais amplo de treinamento e suporte.