O nosso leitor Gabriel Zahner nos enviou hoje (10/10) fotos do novo Embraer E195-E2 da Azul, realizando testes no solo do Aeroporto de Confins (MG) para verificar a capacidade de operação com pontes de embarque e também com serviços em solo, como o reabastecimento, balizamento e os procedimentos interno (reabastecimento da galley e limpeza).

De acordo com Gabriel, a aeronave estava em procedimento de treinamento das operações em solo, visto que tem uma asa de envergadura maior, além de um comprimento maior, em comparação com o antigo E195-E1.

A aeronave está equipada com 136 assentos em classe econômica, e distribuição 2-2, algo possibilitado pela expansão da fuselagem realizada pela Embraer. Em comparação com um E195 de 1ª geração, que tem 38,65 metros de comprimento, o novo E195-E2 tem 41,5 metros de comprimento.

A envergadura também aumentou de aproximadamente 28 metros (1ª geração), para 35,1 metros, e agora fornece um melhor desempenho para o novo E195-E2.

A aeronave continua realizando voos de treinamento com os tripulantes da Azul, que devem iniciar as operações do novo E2 a partir da próxima semana nos voos comerciais.

O novo E195-E2 deve estrear em voos de Viracopos (Campinas) para Brasília, e ficará exclusivo nessa rota até o dia 03 de novembro, compartilhando espaço também com Confins – Viracopos e Brasília – Confins.

A partir do dia 03 de novembro mais aviões devem entrar na frota, e a aeronave também vai cumprir voos para duas cidades da região sul, também a partir de Viracopos e Confins, atendendo Curitiba e Porto Alegre, esta última foco dos últimos voos de testes.

Já no final de novembro, o E195-E2 da Azul deve cumprir voos para Petrolina e Maceió, a partir de Salvador. Neste momento a Azul pode ter quatro ou cinco aviões deste modelo na sua frota.

Como serão cerca de três aviões E195-E2 cumprindo todos esses voos, é aconselhável verificar a aeronave que deve operar o voo no momento da compra, visto que somente para Brasília a Azul tem 6 ligações diárias partindo de Viracopos. A companhia já identifica a sua aeronave como E195-E2 no momento da compra, e o mapa com os 136 assentos está disponível para a escolha do passageiro.

 

Atualização do Cockpit

O cockpit do E2 apresenta avançada aviônica integrada Honeywell Primus Epic 2.

Juntamente com os controles fly-by-wire, os sistemas trabalham juntos para melhorar o desempenho da aeronave, diminuir a carga de trabalho do piloto e reforçar a segurança de voo. Note a presença do tradicional manche da Embraer, para padronizar os controles com a 1ª geração.

Os pilotos da primeira geração de E-Jets precisam de apenas 2,5 dias de treinamento e sem a necessidade de um simulador de voo completo para pilotar o E2, o que diminui a carga de treinamento e economiza tempo e dinheiro para as companhias aéreas. 

 

Economia de combustível

O Embraer E195-E2 é equipado com dois motores PW1900G.

Além desse acréscimo de assentos, o E195-E2 não cobra nada a mais em consumo para oferecer essa capacidade extra, ao contrário, ele proporciona uma economia de combustível na ordem de 15% comparando com a geração anterior e uma redução de custo de transporte por assento ainda maior, de até 26%, devido ao maior espaço interno.

“Mais de 500 dos nossos 870 voos diários ainda são realizados pela primeira geração [dos E-jets]. No futuro, todos eles serão realizados pelo E2, resultando em um custo 14% menor e 10% a mais de receita em cada voo”, disse David Neeleman, um dos fundadores da Azul, durante uma entrevista.

O novo avião da Azul deverá começar a operar voos comerciais na companhia em outubro deste ano.

O E195-E2 apresenta novos motores de alto desempenho do modelo PW1900G, asas completamente novas, fly-by-wire completo e um novo trem de pouso. Em comparação com a primeira geração do E195, 75% dos sistemas da aeronave são novos.

 

Agradecemos ao leitor Gabriel Zahner pelas informações.