O primeiro Embraer E195-E2 da Azul Linhas Aéreas vai entrar em operação na próxima semana, como afirmado em uma postagem aqui do Portal Aeroflap, e as primeiras rotas com a nova aeronave já foram praticamente definidas pela Azul.

O novo E195-E2 deve estrear em voos de Viracopos (Campinas) para Brasília, e ficará exclusivo nessa rota até o dia 03 de novembro, compartilhando espaço também com Confins – Viracopos e Brasília – Confins.

A partir do dia 03 de novembro mais aviões devem entrar na frota, e a aeronave também vai cumprir voos para duas cidades da região sul, também a partir de Viracopos e Confins, atendendo Curitiba e Porto Alegre, esta última foco dos últimos voos de testes.

Já no final de novembro, o E195-E2 da Azul deve cumprir voos para Petrolina e Maceió, a partir de Salvador. Neste momento a Azul pode ter quatro ou cinco aviões deste modelo na sua frota.

Como serão cerca de três aviões E195-E2 cumprindo todos esses voos, é aconselhável verificar a aeronave que deve operar o voo no momento da compra, visto que somente para Brasília a Azul tem 6 ligações diárias partindo de Viracopos. A companhia já identifica a sua aeronave como E195-E2 no momento da compra, e o mapa com os 136 assentos está disponível para a escolha do passageiro.

O correto dia de lançamento das operações comerciais do E195-E2 ainda não foi anunciado pela Azul, que aguarda a emissão de certificados da ANAC autorizando voos comerciais com a aeronave. Nos últimos dias, o primeiro E195-E2 da Azul cumpriu voos de treinamento de tripulantes.

A partir de janeiro os E195-E2 terão internet via satélite a bordo, com distribuição na cabine por Wi-Fi.

Conhecida por ser uma cliente de aviões da Embraer, desde a sua fundação, a Azul encomendou um total de 51 jatos E195-E2, e se destaca como a cliente de lançamento deste modelo em todo o mundo.

A Azul deve receber até o fim de 2019 cerca de seis aviões E195-E2, e estes vão ajudar a companhia a atingir 55% da oferta de assentos através de aeronaves de nova geração, diminuindo os gastos da empresa com combustível.