A Embraer entregou 35 jatos para o mercado de aviação comercial e 24 aviões para o segmento de aviação executiva ao longo do segundo trimestre de 2017 (2T17), sendo 16 jatos leves e oito jatos grandes.
O número de entregas na aviação comercial subiu cerca de 35% em relação ao mesmo período do ano passado. Já a aviação executiva entregou cinco jatos grandes a mais do que no segundo trimestre de 2016, embora no total tenham sido entregues duas unidades a menos.
Em 30 de junho, a carteira de pedidos firmes a entregar (backlog) totalizava US$ 18,5 bilhões.
Os principais destaques do trimestre foram os anúncios feitos pela Embraer durante a 52ª edição do Paris Air Show, que podem chegar a 51 aeronaves e aproximadamente US$ 3 bilhões, a preços de lista.
Foram anunciados pedidos firmes e compromissos para a família de jatos E2, segunda geração da família de E-Jets de aviões comerciais, de “clientes não divulgados”. O pedido firme consiste em dez jatos E195-E2, já incluídos no backlog do 2º trimestre, com dez direitos de compra adicionais. A Embraer também assinou um compromisso com outro “cliente não divulgado” para a compra de 20 jatos E190-E2. Esse contrato, no entanto, está sujeito à documentação final pelo cliente.
Durante o evento, a empresa anunciou ainda um pedido firme da Belavia, da Bielorrússia, para duas aeronaves da atual geração de E-Jets: um E175 e um E195 – ambos para entrega em 2018; um acordo com a companhia aérea japonesa Fuji Dream Airlines para um pedido firme de três jatos E175, com direitos de compra para mais três aeronaves do mesmo modelo; um pedido firme para dois jatos E190 adicionais para a KLM Cityhopper, subsidiária regional da KLM; e a assinatura de um acordo com a Japan Airlines para um pedido firme de um E190 adicional.
No Paris Air Show a Embraer também anunciou que seu novo jato, o E190 E2, tinha autonomia maior do que a esperada pelos projetistas, em dados aferidos durante o período de teste da aeronave. O anúncio foi feito durante um evento especial para clientes e investidores. (Confira mais clicando aqui)
Outro destaque do trimestre foi o contrato assinado com o American Airlines Group para quatro jatos E175, no valor de US$ 182 milhões, a preços de lista, anunciado em abril.
Na Aviação Executiva, os principais destaques foram a entrega da aeronave de número 1100, a venda de três Legacy 650E para a Air Hamburg, da Alemanha, que se tornou cliente-lançador dessa aeronave, e o avanço das entregas do Phenom 100EV para mercados como Brasil e México. Evolução do Phenom 100, que chegou ao mercado em 2008, o Phenom 100EV oferece um desempenho superior com novos aviônicos e motores modificados.
Confira abaixo a tabela de entregas de aeronaves no segundo trimestre e o acumulado do ano:
Entregas por Segmento |
2T17 |
2017 (acumulado) |
|
|
|
Aviação Comercial |
35 |
53 |
EMBRAER 175 (E175) |
31 |
47 |
EMBRAER 190 (E190) |
2 |
2 |
EMBRAER 195 (E195) |
2 |
4 |
|
|
|
Aviação Executiva |
24* |
39 |
Jatos Leves |
16 |
27 |
Jatos grandes |
8 |
12 |
|
||
TOTAL |
59 |
92 |
*4 Phenom 100, 12 Phenom 300, 4 Legacy 450, 3 Legacy 500 e 1 Legacy 650
Confira abaixo a carteira de pedidos atual da Embraer: