O primeiro E190-E2 de série está pronto para ser entregue a um novo cliente da Embraer, a companhia aérea Widerøe, da Noruega.

A cerimônia de entrega acontecerá amanhã em São José dos Campos, nas instalações da própria empresa, de onde o primeiro E190-E2 de série decolará para o mundo, mostrando o sucesso da família de aviões regionais da Embraer.

A primeira entrega ocorre cerca de 1 mês depois da certificação de tipo obtida pelo E190-E2, após uma extensa campanha de testes, que você pode conferir Clicando Aqui.

A companhia espera começar os voos com o E190-E2 até o final de abril. A Widerøe configurou o E190-E2 em classe única, com 114 assentos. A companhia assinou para até 15 jatos da família E2. O contrato consiste de três pedidos firmes para o E190-E2 e direitos de compra para outras 12 aeronaves da família E2.

Imagem – Embraer/Divulgação

A Widerøe, através da tradicional Finnair, anunciou que planeja abrir novas rotas entre Helsinki, seu principal hub, até as cidades Bergen e Tromsø, ambas na Noruega, e esses voos deverão começar em maio de 2018 e serão realizados em parceria com a Finnair.

“Estamos entusiasmados em oferecer novos voos diretos para Bergen e Tromsø”, disse Juha Jarvinen, Diretor Comercial da Finnair.

O E190-E2 apresenta novos motores com elevada taxa de derivação (by-pass) e asas e trem de pouso completamente novos. Comparado à primeira geração do E190, 75% dos sistemas da aeronave são novos. Em termos de consumo de combustível, o E190-E2 provou ser 1,3% melhor do que originalmente esperado, o que representa uma melhoria de 17,3% em relação ao E190 de geração atual.