A Embraer entregou 14 jatos para o mercado de aviação comercial nos Estados Unidos, Europa e Ásia Pacifico ao longo do primeiro trimestre de 2018 (1T18). No segmento de aviação executiva, 11 unidades foram entregues nesse período, sendo oito jatos leves e três jatos grandes.
Com relação ao valor consolidado da carteira de pedidos firmes da Embraer, em dólares americanos, a Embraer divulgará esse valor referente ao 1T18, juntamente com os resultados do 1T18 em 27 de abril de 2018, uma vez que a carteira de pedidos firmes passou a fazer parte das Demonstrações Financeiras.
Entregas do 1T18:
Entregas por Segmento | 1T18 |
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Aviação Comercial | 14 |
EMBRAER 175 (E175) | 11 |
EMBRAER 190 (E190) | 3 |
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Aviação Executiva | 11 |
Phenom 100 | 3 |
Phenom 300 | 5 |
Jatos leves | 8 |
Legacy 450 | 2 |
Legacy 500 | 1 |
Jatos grandes | 3 |
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TOTAL | 25 |
Destacamos o período de transição da Embraer na parte de aviação comercial, visto que a empresa está mudando parte de sua produção para os novos E-Jets E2, através de um esquema híbrido. Além disso o mercado também está aguardando a entrada em serviço dos novos jatos da Embraer e, portanto, adiando algumas entregas.
Destaques
O principal destaque do trimestre foi a certificação tripla do jato E190-E2, primeira aeronave da segunda geração de E-Jets de aviões comerciais, ocorrida em 28 de fevereiro. O avião recebeu o Certificado de Tipo da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), da Federal Aviation Administration (FAA), dos Estados Unidos, e da Agência Europeia para a Segurança da Aviação (European Aviation Safety Agency – EASA). É a primeira vez que um programa aeronáutico com o nível de complexidade do E2 recebe um certificado de tipo das três das maiores autoridades internacionais de certificação simultaneamente.
Antes da certificação, a Embraer anunciou os resultados finais dos testes em voo confirmando o E2 como as mais eficientes aeronaves de corredor único do mercado. Em termos de consumo de combustível, o E190-E2 provou ser 1,3% melhor do que originalmente esperado, o que representa uma melhoria de 17,3% em relação ao E190 de geração atual.
A primeira entrega do E190-E2 foi realizada em abril, portanto não está incluída nos dados de entrega aqui divulgados.
A Embraer Defesa & Segurança anunciou, durante o Singapore Airshow, a assinatura de uma Carta de Intenção com a empresa de serviços de aviação SkyTech para aquisição de até seis aeronaves de transporte multimissão KC-390. As aeronaves estão destinadas a diversos projetos de defesa e ambas as empresas também concordaram em avaliar uma potencial colaboração estratégica com o objetivo de explorar conjuntamente novas oportunidades de negócios nas áreas de treinamento e serviços.
Durante o 1T18, a Embraer entregou o primeiro jato executivo Phenom 300E depois de receber a certificação da Federal Aviation Administration (FAA), dos Estados Unidos, da Agência Europeia para a Segurança da Aviação (European Aviation Safety Agency-EASA) e da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). O novo modelo de jatos leves foi lançado e apresentado na Conferência e Exposição de Aviação Executiva da NBAA-BACE, em outubro de 2017.
Carteira de pedidos
Carteira de Pedidos – Embraer Aviação Comercial (em 31 de Março de 2018) | ||||
Modelo | Pedidos Firmes | Opções | Entregas | Pedidos Firmes a Entregar |
E170 | 191 | 5 | 190 | 1 |
E175 | 603 | 150 | 511 | 92 |
E190 | 592 | 44 | 549 | 43 |
E195 | 169 | 1 | 164 | 5 |
175-E2 | 100 | 100 | 0 | 100 |
190-E2 | 74 | 97 | 0 | 74 |
195-E2 | 106 | 90 | 0 | 106 |
Total | 1.835 | 487 | 1.414 | 421 |
Obs.: Entregas e pedidos firmes em carteira incluem aeronaves vendidas pelo segmento de Defesa para companhias aéreas estatais (Satena e TAME). | ||||
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