A JetBlue Airways recebeu recentemente uma oferta da Embraer para converter encomendas da primeira geração do E-Jet para o novíssimo E195 E2, de acordo com John Slattery, Presidente e CEO da Embraer.
“Eles estão operando com o A320, e cada vez mais colocando o A321 na frota, os 100 assentos [do E190] podem ser um pouco para eles”, disse Slattery. “Eu tenho uma solução para isso: o E195-E2”.
O novíssimo E195 E2 da Embraer tem capacidade para até 144 passageiros em configuração de alta densidade, ou 132 em uma configuração confortável. As aeronaves E190 que a Jetblue tem atualmente são equipadas com 100 assentos, dispostos em duas classes para os passageiros.
Enquanto isso a Jetblue opera com 130 aeronaves A320, que estão sendo todas reconfiguradas para levar 162 passageiros, em duas classes, e também conta com 40 aeronaves A321 com capacidade para até 200 passageiros, apesar de haver configuração para 159 assentos.
Apesar disso os executivos da Jetblue não planejam trocar as 60 aeronaves E190 que operam atualmente, e ainda mantêm as 24 encomendas do E190 para receber entre 2020 a 2022. Mas a Embraer quer ofertar sua nova aeronave para a JetBlue, com os novos motores Pratt & Whitney PW1900G, que diminuem o custo do km voado por passageiro em comparação com a geração anterior.
“O comprimento de fuselagem do E190 é 40% menor, mas o E190 é um avião de CASM alto”, disse Robin Hayes, presidente-executivo da JetBlue , em março. “Observamos a questão do E190 não como uma questão da CASM, mas uma questão de retorno”.
Em abril, o diretor financeiro da companhia aérea, Steve Priest, disse que “tudo está na mesa”, quando perguntado se os aviões E190 poderiam ser substituídos por uma nova geração. A JetBlue já reconheceu o benefício de rendimento financeiro do E190, com Priest dizendo que o E190 permitiu que a companhia lançasse “voos mais arriscados” de Boston para outras cidades.
A JetBlue ainda não estabeleceu uma meta de substituição da sua frota de E-Jets a longo prazo, mas indica que poderia tomar uma decisão sobre o destino dos E190 no final deste ano, o que inclui também converter as encomendas da geração anterior pela atual, a E2.
O primeiro E195 E2 deverá ser entregue em 2019, para a Azul Linhas Aéreas (veja mais aqui), assim a companhia brasileira será a primeira do país a lançar uma aeronave E-Jet da Embraer no mercado. A certificação está prevista para 2018, enquanto isso a Embraer fez o primeiro voo da aeronave neste ano.
Via – FlightGlobal