KC-390 Foto - Embraer/Reprodução

Ficou prevista para esse ano a primeira entrega KC-390 à FAB, e isso deverá acontecer depois do Paris Airshow que começou hoje (17/06). A aeronave militar está na capital francesa participando do evento aeronáutico, tanto em exposição estática como fazendo exibição em voo.

A Embraer está apostando na venda internacional do KC-390, e já está abrindo espaço dentro do velho continente, isso devido a compra do KC-390 por Portugal, com isso Portugal tornou-se o primeiro cliente fora o próprio Brasil a receber a aeronave de transporte tático brasileira.

Em abril, tanto o governo português quanto a Embraer fecharam acordo de venda em US$ 827 milhões, esse preço incluiria cinco aeronave à FAP (Força Aérea Portuguesa). Portugal é uma das nações que desde o começo já demostravam interesse na aeronave militar, que também conta com a República Tcheca e Argentina.

Em abril tanto o governo português quanto a Embraer fecharam o acordo de venda em US$ 827 milhões, esse preço incluiria cinco aeronave à FAP (Força Aérea Portuguesa). Portugal é uma das nações que desde o começo já demostravam interesse na aeronave militar, que também conta com a República Tcheca e Argentina

A FAB encomendou ao todo 28 exemplares da aeronave que ficarão sediadas na ALA 2, antiga Base Aérea de Anápolis-GO. Na ALA 2 também ficaram sediados os caças Gripens NG que deverão começar a ser entregues em 2021.

O Programa KC-390 já alcançou alguns marcos importantes, como o Certificado de Tipo da Agência de Aviação Civil (ANAC), do Brasil, e a produção da primeira aeronave de série, que realizou o primeiro voo em outubro de 2018. A campanha de testes em voo atualmente acumula mais de 2.200 horas de voo.

O KC-390 da Embraer é uma aeronave de transporte tático, desenvolvida para estabelecer novos padrões na sua categoria, apresentando ao mesmo tempo o menor custo do ciclo de vida do mercado. É capaz de realizar diversas missões, como transporte e lançamento de cargas e tropas, reabastecimento em voo, busca e salvamento e combate a incêndios florestais.