Embraer Ipanema
Foto - Embraer

Em um encontro com clientes do avião agrícola Ipanema, a Embraer anunciou que a aeronave receberá algumas atualizações tecnológicas para unidades fabricadas no próximo ano.

De acordo com a fabricante brasileira, que produz o Ipanema 203 em Botucatu (SP), o avião receberá conectividade USB, nova geração de caixa de manetes e bomba mecânica de combustível, opção de encosto da cadeira, novo sistema de portas, opções de magnetos, pintura em poliéster e novos benefícios de manutenção simplificada da asa, que também poderá ser adotada pela frota atual de aeronaves Ipanema em operação.

Foto: Embraer

“Essas atualizações tecnológicas são fruto da interação contínua com os clientes, esforços da engenharia de desenvolvimento do produto e a experiência das equipes que acompanham diariamente as operações em campo”, disse Sany Jaques Onofre, gerente do negócio de aviação agrícola da Embraer.

Em 2021, a empresa entregou 42 unidades do Ipanema, um aumento de 90% em comparação a 2020. Para este ano, a expectativa é entregar entre 50 e 55 aeronaves.  

O avião continua com opção de propulsão com álcool, sendo um destaque do mercado por essa possibilidade, aliás, o combustível sustentável é abundante no campo, e barato para os produtores comparando com a Gasolina de Aviação. Tal opção diminui os custos de pulverização das lavouras por parte dos fazendeiros e das empresas que trabalham com esse tipo de serviço.