A entrega da primeira unidade do Embraer KC-390 para a Força Aérea Brasileira (FAB) está cada vez mais próxima de ocorrer.

O KC390 de matrícula PT-ZNX, e número de série 004, pousou hoje (1º/09) na Base Aérea de Anápolis, atual ALA 2, para os preparativos que vão anteceder a primeira entrega de um KC-390 para a FAB, marcada para o dia 04 de setembro.

A cerimônia de entrega deverá ser realizada na quarta-feira com a presença do Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, e toda a cúpula da área de defesa e aeronáutica. 

A chegada do KC-390 é um grande marco para a Força Aérea Brasileira, visto que a nova aeronave se destaca por ser extremamente mais moderna em comparação com os atuais C-130 Hercules, aeronave que o KC-390 deve substituir nos próximos anos.

A ALA 2 foi escolhida como o primeiro local de base para o KC-390, devido às áreas de treinamento da FAB no Centro-Oeste. Ao todo a FAB terá 28 unidades do KC-390, que serão distribuídos em várias bases.

Na ALA 2 também ficarão os caças Gripens NG que deverão começar a ser entregues em 2021.

Em 2014, a FAB assinou o contrato de aquisição de 28 aeronaves KC-390, que estava sendo desenvolvido em conjunto desde o início desta década. O primeiro voo dessa aeronave foi em 2015, o programa sofreu um leve atraso durante seu desenvolvimento, primeiro por um pouco de falta de verbas do governo em 2016, e depois por correções no desenvolvimento da aeronave.

Muitos capítulos passaram na história do KC-390 desde então, alguns complicados como alguns incidentes, um deles ocorrido em 2018.

O Programa KC-390 já alcançou alguns marcos importantes, como o Certificado de Tipo da Agência de Aviação Civil (ANAC), do Brasil, e a produção da primeira aeronave de série, que realizou o primeiro voo em outubro de 2018 e será entregue nesta semana.

O KC-390 da Embraer é uma aeronave de transporte tático, desenvolvida para estabelecer novos padrões na sua categoria, apresentando ao mesmo tempo o menor custo do ciclo de vida do mercado. É capaz de realizar diversas missões, como transporte e lançamento de cargas e tropas, reabastecimento em voo, busca e salvamento e combate a incêndios florestais, ao todo sua capacidade de carga é de até 26 toneladas, mas pode variar de acordo com a missão.

 

Confira abaixo o áudio do controle de tráfego aéreo, na chegada do KC-390 em Anápolis:

Áudio por Gustavo Maia.

 

Texto produzido em colaboração entre Pedro Viana e André Magalhães.