Embraer marca presença na LABACE 2016 com grande exposição

A Embraer marcou sua presença na LABACE 2016, a maior feira de aviação executiva da América Latina, com a exposição de toda a sua linha de jatos executivos Phenom e Legacy, inclusive o Phenom 100E/300 (e a possibilidade de encomendar o novo 100 EV) e os novíssimos Legacy 450 e 500.

Confira abaixo um vídeo explicativo de todas as aeronaves e também um resumo da capacidade de todas.

Phenom 100 

_DSC5225e

Lançado em 2007 (primeiro voo), é dito pela Embraer como o maior avanço na categoria de entrada dos jatos executivos. O Phenom 100 é capaz de operar Single Pilot, ou seja, com somente um piloto no cockpit, e também transporta até 7 passageiros em seu interior. Destaque para seu desempenho em pistas de curta distância e a versatilidade de pousar em qualquer aeródromo asfaltado.

 

A aeronave atinge velocidade máxima de 390 kt, Mach 0,7 e alcance de 1178 milhas náuticas e requer uma única parada para manutenção ao ano ou a cada 600 horas de voo, um destaque que nenhum concorrente dele possui. O Phenom 100 é o modelo de jato executivo de maior frota no Brasil, com aproximadamente 100 aeronaves em operação no país. E para comprar um você só precisará de 4,2 milhões de dólares.

 

Phenom 300 

_DSC5362e

É o avião mais vendido da família Phenom, boa parte devido ao seu desempenho de voo e o tamanho maior na cabine, atualmente é líder de mercado por três anos consecutivos na sua categoria de jatos “light”. Ele apresenta uma ampla cabine, capaz de levar até 11 ocupantes mais a tripulação.

_DSC5313e

Assim como no seu irmão menor, o Phenom 100, essa aeronave também é capaz de operar com somente um piloto no cockpit.  A configuração de voo apresenta maior velocidade máxima (453 kt ou Mach 0,78) e maior alcance (1972 milhas náuticas), isso é suficiente, por exemplo, para ligar São Paulo a capital do Chile, Santiago, sem escalas. O custo de manutenção é o mesmo do Phenom 100. E para levar esse belíssimo jato para casa, você só precisa desembolsar 9,9 milhões de dólares.

 

Legacy 450

_DSC5346e

O Legacy 450 faz parte dos novos lançamentos da Embraer, e por isso ele traz diversos avanços em tecnologia para a linha executiva. Essa aeronave é a menor disponível para a linha Legacy da Embraer e projetada totalmente do zero para garantir aos passageiros o devido conforto e excelência em um projeto dedicado, graças ao seu interior totalmente exclusivo, é possível ficar de pé dentro de sua cabine. Seu cockpit conta com um novíssimo sistema Fly-By-Wire (explicado no vídeo) e com design totalmente limpo, sem a presença do manche, que foi substituído por um side-stick, presente ao lado do piloto.

Tem capacidade para transportar de sete a nove passageiros, velocidade em “High Speed Cruise” de Mach 0,82 e alcance de até 2900 milhas náuticas. Seu preço? Apenas 17 milhões de dólares.

 

Legacy 500

_DSC5350e

O Legacy 500 faz parte da nova linha de aeronaves executivas da Embraer, foi lançado em 2012 e desde então é o único que incorpora o controle fly-by-wire nos seus comandos, é quase idêntico ao Legacy 450, exceto pelo fato de ter maior peso de decolagem, a autonomia maior e a capacidade de passageiros expandida.

O Legacy 500 é capaz de voar São Paulo – Miami com apenas uma escala, boa parte devido ao seu alcance de 3125 milhas náuticas, ele também pode operar em todo o Brasil sem escalas e pode decolar de qualquer aeroporto com pista curta. O interior da aeronave é totalmente diferenciado na linha Embraer, com couro em tom branco mesclando com madeira em cor escura. O seu interior é equipado com assentos que se transformam em cama, e permite ao passageiro realizar uma viagem noturna de longa distância com muito conforto.

Seu desempenho operacional é idêntico ao irmão menor, exceto pelo alcance maior. O Legacy 500 é capaz de transportar de oito a doze passageiros (dependendo da configuração escolhida pelo cliente) e pode ser comprado por 20 milhões de dólares.

 

Legacy 650

_DSC5359e

Antes de chegar ao topo de linha da Embraer Executive Jets, encontramos o Legacy 650, que é um meio termo entre um Lineage 1000 e um Legacy 500. Essa versão deriva do Legacy 600 com diversas alterações, e por isso foi lançado em 2010.

Como podemos observar nas fotos acima, o Legacy 650 oferece três cabines diferentes no mesmo voo, o cockpit, a parte principal, e um acesso para a parte traseira da aeronave que conta com um sofá-cama e dois assentos no padrão classe executiva. Destaque para o maior compartimento de bagagem acessível durante o voo em sua categoria, e o melhor, mais barato que seus concorrentes. Ainda é possível contar com todo o entretenimento em alta definição, com o Apple TV a bordo.

Seus assentos também conseguem reclinar e virar uma cama, assim como no Legacy 500. A aeronave ainda conta com diversos opcionais de compra para adequar a maior aeronave da linha Legacy ao gosto do cliente. Com aviônica toda baseada no sistema Honeywell Primus Elite, o Legacy 650 tem autonomia de voo para até 3900 milhas náuticas e transporta até 14 passageiros confortavelmente. Você pode adquiri-lo por 32 milhões de dólares.

 

Veja abaixo o vídeo completo, gravado pela Aeroflap, com a explicação dos comandantes e também algumas imagens do interior das aeronaves:

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 


Engenharia Aerospacial - Editor de foto e vídeo - Fotógrafo - Aeroflap