Embraer Saab Gripen
Gripen E voando no espaço aéreo brasileiro- Foto/Divilgação: Sgt Johnson Barros/FAB

A Embraer publicou hoje em suas redes sociais um vídeo mostrando o primeiro voo solo decolando do Brasil com um piloto brasileiro no Saab Gripen NG, o novo caça da Força Aérea Brasileira (FAB).

Isso ocorreu no dia 25 de novembro de 2020, poucas semanas após o Gripen NG desembarcar no Brasil através do Porto de Navegantes, e de algumas apresentações aéreas.

Veja no vídeo abaixo:

No Brasil, a Embraer é responsável pelo trabalho de desenvolvimento de sistemas, integração, testes de voo e montagem final das aeronaves Gripen, em parceria com a empresa Sueca Saab do Brasil, para atender às demandas da Força Aérea Brasileira Força Aérea Brasileira.

Os testes com o Gripen E continuam a ser realizados em Gavião Peixoto, apesar do caça ter visitado diversas bases aéreas desde que desembarcou no Brasil em setembro de 2020.

O Brasil terá 36 unidades do caça que ficarão sediados na ALA-2, em Anápolis-GO. Das 36 unidades 28 serão da versão E (monoposto) e 8 da versão F (biposto). A previsão é que as quatro primeiras unidades operacionais sejam entregues no final de 2021.

 

DEIXE UMA RESPOSTA