Embraer Eve Urban Air Mobility

A Embraer está negociando a fusão da sua subsidiária Eve Urban Air Mobility com a Zanite Acquisition, a noticia foi divulgada inicialmente pelo Bloomberg e confirmada depois pela fabricante brasileira. 

Segundo informações também divulgadas pela Info Money, pessoas próximas que não foram identificadas disseram que a empresa resultante da fusão poderá ter um valor de negócio de US$ 2 bilhões.

Ainda não há detalhes sobre a negociação, os valores e as condições podem sofrer alterações conforme avançam as negociações entre as empresas. A Embraer informou em nota que a negociação está em andamento e irá informar atualizações das tratativas. 

Confira a nota da Embraer

“A Embraer S.A. (a “Companhia”), em atendimento ao disposto na Instrução CVM no 358, de 3 de janeiro de 2002, comunica aos seus acionistas e ao mercado, tendo em vista as notícias divulgadas pela Bloomberg.com nesta data sob o título “Embraer’s Eve in $2 Billion Merger Talks with Zanite SPAC” (“Eve da Embraer em Discussões sobre Fusão de US$2 Billhões com Zanite SPAC”), que a Eve Urban Air Mobility Solutions, Inc. (“EVE”), a subsidiária da Embraer dedicada ao desenvolvimento de um sistema de mobilidade aérea urbana (“UAM”), iniciou negociações relacionadas a uma possível combinação de negócios, com a Zanite Acquisition Corp. (“Zanite”), uma companhia de capital aberto dos Estados Unidos com propósito específico para aquisição (special purpose acquisition company) (SPAC).” 

“As negociações com a Zanite estão em curso. A Companhia não pode prever se a Eve chegará a um acordo definitivo ou quais serão os seus termos.”

“A Companhia manterá o mercado informado de quaisquer desdobramentos relevantes no âmbito de tais negociações, na medida imposta pela legislação e regulamentação do mercado de capitais.”

Representantes da Zanite não quiseram comentar sobre as negociações.

A empresa Zanite tem como diretores Kenn Ricci que é coproprietário da Directional Aviation Capital, empresa que detém o controle da empresa de táxi aéreo executivo, Flexjet além de Steve Rosen que é cofundador da Resilience Capital Partners. 

A Eve Urban Air Mobility é uma fabricante de veículos elétricos que decolam e pousam na vertical, chamados também de eVTOLs em inglês. A subsidiária da Embraer é liderada por André Stein.

Na semana passada, a Eve Urban fechou um acordo com a empresa brasileira de helicópteros Helisul para a aquisição de até 50 eVTOLs, com entregas previstas para se iniciar em 2026.