O novo jato executivo Praetor 600 da Embraer realizou ontem (16/05) a sua primeira travessia transatlântica, abastecido por biocombustível SAJF (do inglês, Sustainable Alternative Jet Fuel). A aeronave chegou em Farnborough, nos arredores de Londres, no Reino Unido, tendo partido do aeroporto Teterboro, próximo de Nova York, nos Estados Unidos.

Na sua primeira travessia transatlântica o Praetor 600 percorreu mais de 5 mil quilômetros (3 mil milhas náuticas), abastecido com mais de 6.800 kg de combustível, dos quais 1.361 kg (3.000 lb) eram biocombustível SAJF.

A Embraer apresentará os novos jatos Praetor na EBACE (do inglês, European Business Aviation Conference and Exhibition), exposição e convenção europeia da aviação executiva que acontecerá em Genebra, na Suiça, de 21 a 23 de maio. O novo jato executivo de porte médio Praetor 500 e de porte super médio Praetor 600 foram apresentados em outubro de 2018.

Na exposição estática na EBACE, a empresa exibirá o Phenom 100EV, Phenom 300E, Praetor 500, Praetor 600, Legacy 650E e o Lineage 1000E. Todas as aeronaves chegarão à convenção abastecidos com biocombustível SAJF.

Foto – Embraer

Antes da chegada à EBACE, a Embraer participará de um evento sobre biocombustível no aeroporto de Farnborough no dia 18 de maio. Esse encontro marca o primeiro aniversário da Coalisão da Aviação Executiva para Combustível Alternativo Sustentável para Jatos, lançada na edição de 2018 da EBACE, além do décimo aniversário do Compromisso da Aviação Executiva sobre Mudanças Climáticas, anunciado em 2009.

O evento “Fueling the Future” (“Abastecendo o Futuro”, em tradução literal) reunirá líderes civis e da aviação executiva para discutir o caminho a seguir na adoção de SAJF, a fim de alcançar os objetivos da coalisão de reduzir emissões por meio de investimentos e inovação. Diversas aeronaves de fabricantes de jatos executivos partirão para a EBACE abastecidos com SAJF.

Foto – Embraer

A jornada do Praetor 600 à EBACE teve início dia 8 de maio, quando percorreu quase 7 mil quilômetros do aeroporto internacional de São Paulo, em Guarulhos, até Fort Lauderdale, nos Estados Unidos. Esse foi o voo mais longo da aeronave até hoje, que contou com uma carga útil de 544 kg, equivalente a seis passageiros.