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Embraer estuda projeto de drone e de avião militar híbrido-elétrico

O presidente da Embraer Defesa & Segurança, Jackson Schneider, disse em entrevista ao site Aviation Week, que novos projetos de aeronaves militares podem ser adicionados ao portfólio. Uma delas seria um avião não tripuladas e já segundo um avião de transporte militar híbrido-elétrico podem ser adicionados ao portfólio.

“Acreditamos nesse mercado – temos que estar lá”, diz Jackson Schneider, CEO da Embraer Defesa e Segurança. “Talvez possamos anunciar algo em 10 meses.” 

Ainda de acordo com o site um dos projetos pode ser revelado ainda este ano por parte da empresa.

Conceito do Harpia- Arte- Autor desconhecido

O Aviation Week informou que um dos projetos seria o desenvolvimento de um grande UAS para os militares brasileiros. Isso seguiria a joint venture Harpia formada em 2011 com a subsidiária AEL Sistemas e Avibras da Elbit Systems, que interrompeu o desenvolvimento cinco anos depois em meio a restrições de gastos do governo.

“Estamos analisando uma família inteira”, diz Schneider. “A defesa já é um mercado onde este produto é mais do que um conceito; é requerido. E os outros mercados talvez precisem de mais tempo para confiar nessa tecnologia”.

O segundo projeto é o STOUT, uma aeronave de transporte militar híbrido-elétrico que iria substituir os EMB 110 Bandeirante e o EMB 120 Brasília.

STOUT- Foto: Ministério da Defesa do Brasil

No final do ano passado durante um seminário do Ministério da Defesa, foi apresentado um vídeo sobre o projeto da Embraer em parceira com a FAB.

  • futuro STOUT (nome da aeronave em desenvolvimento) tem as dimensões equivalentes ao do C-97 Brasília;
  • Propulsão híbrida; 
  • Alcance de 2.425 Km;
  • Veloz e capacidade de operação em pistas curtas e não pavimentadas;
  • Porta traseira para transporte de cargas e descargas com pallets, bem como transporte de veículos;
  • Lançamento de paraquedistas (24) e transporte de 30 soldados;
  • Possível conversam para transporte VIP;

A ligação entre a Embraer e a FAB tem uma longa data, exemplo disso é o Bandeirante, Brasília e outros projetos como o T-27 Tucano, A-29 Super Tucano, AMX, KC-390 e o Gripen F-39.

 

Fonte de apoio: Aviation Week

 

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