Emirates inaugura sua Escola de Voo com Cirrus e Phenom 100EV na frota

A Emirates inaugurou hoje a sua Academia de Treinamento de Cadetes, uma escola de voo dedicada a formar pilotos que trabalharão na companhia aérea no futuro, tanto de cidadãos nacionais como estrangeiros.

O Sheikh Mohammed bin Rashid Al Maktoum, Vice-Presidente e Primeiro-Ministro dos Emirados Árabes Unidos e Governante de Dubai, foi responsável pela inauguração

As instalações da Emirates Flight Training Academy ficam localizadas em Dubai South, um bairro planejado para o setor de aviação, lá encontramos modernos simuladores, aeronaves monomotoras a pistão como o Cirrus SR22 G6, e também multimotores a jato, como o Embraer Phenom 100EV, recém entregue pela Embraer.

O local também será responsável por treinar os pilotos da Emirates, que todo ano precisam renovar seus certificados de tipo, para pilotar o Boeing 777 e A380, futuramente os 787-10 e 777X.

Ao todo a Emirates construiu 164 mil metros quadrados. No local há 36 salas de aula, simuladores de todos os tipos, uma frota de 27 aeronaves de treinamento, e uma pista de pousos e decolagens de 1800 metros, suficiente para os voos do Phenom 100EV.

A Emirates ainda instalou vários sistemas de navegação aérea, incluindo o ILS, dessa forma os pilotos se acostumam desde o início com uma situação real de operação aérea. O local ainda dispõe de iluminação no pátio e nas pistas de taxiamento e de pouso. Uma torre de controle foi montada para dar uma dimensão real de operação aérea para os cadetes, o sistema de aproximação é compartilhado com o Centro de Controle de Dubai, onde há uma real interação com as aeronaves que pousam no Aeroporto Internacional de Dubai (DXB).

O local ainda é completado por um centro de manutenção e uma equipe para resgate e combate a incêndio.

Para o maior conforto dos cadetes um condomínio de 6 prédios foi colocado adjacente ao prédio principal, há quartos individuais para todos, com capacidade máxima de 600 cadetes. Além disso a Emirates também planejou um local de lazer e práticas esportivas, assim como um bom condomínio.

 

As aeronaves e formação

As aeronaves foram escolhidas de acordo com a evolução do piloto no curso. Antes de tudo o piloto passa por salas de aula onde aprende a pura teoria de voo, o simulador é colocado nessa situação logo após, e oferece uma noção inicial para o cadete de como o Cirrus SR22 G6 se comporta durante o voo. O piloto volta ao simulador antes de iniciar os voos no Phenom 100EV, na troca de aeronave.

Aprovado nessas etapas o cadete passa a pilotar o SR22, inicialmente voando com instrutores.

Embraer Phenom 100EV. Foto – Emirates

As etapas são bem parecidas com as aplicadas no Brasil, a diferença que o piloto “checa” mono, IFR e PC com o Cirrus SR22, a parte multi-motor e adaptação com jato é feita através do Phenom 100EV. Também há um treinamento de voo orientado para linhas aéreas, no Brasil é conhecido como Jet Training. 

Isso está em desacordo com a convenção de treinamento regular, onde os cadetes passam de aeronaves a pistão monomotor para aeronaves de pistão com dois motores, antes da transição para aeronaves a jato. A abordagem da Emirates elimina um passo adicional no treinamento de cadetes e fornece maior experiência em aeronaves a jato. Os cadetes se formarão com uma Licença de Piloto Comercial (CPL) em uma aeronave multi-motor, incluindo os adicionais de voo IFR e durante a noite.

A duração total do curso varia entre 21 meses a 3 anos e meio, pois os cadetes podem implementar sua formação com cursos adicionais, como o certificado ICAO de inglês, que é obrigatório.

No final o piloto recém formado terá realizado um curso com 1100 horas de treinamento terrestre e 315 horas de voo (incluindo o tempo de simulador).

 

Investimento

Cirrus SR-22 G6. Foto – Emirates

A Emirates investiu US$ 39 milhões para comprar 27 novas aeronaves de treinamento Cirrus SR22 G6, e cinco aeronaves Embraer Phenom 100EV. 

A Emirates recebeu recentemente o primeiro Phenom 100EV que já está compondo a sua frota, além de 6 aviões Cirrus SR-22 G6.

 

Ficha técnica – Phenom 100EV

Ficha técnica – Cirrus SR-22 G6

 

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