Advertisement

Emirates inicia a aposentadoria do maior avião da frota, o Airbus A380

Airbus A380 Emirates

A Emirates já está traçando seus primeiros planos para iniciar a retirada de aeronaves do modelo Airbus A380, a companhia pode operar cerca de 90 a 100 aviões deste modelo em meados da década de 2020, apesar de ter mais encomendas a receber.

O plano da Emirates é desativar esses aviões de acordo com o enceramento dos contratos de Leasing Operacional e Financeiro, duas modalidades diferentes.

“Teremos aeronaves sendo retiradas quando seus arrendamentos [operacionais] terminam ou quando seus arrendamentos financeiros terminam, se forem de propriedade total”, disse o presidente-executivo da Emirates, Tim Clark.

A Emirates já desativou dois aviões A380, e utilizará essas aeronaves para fornecer peças de reposição para a sua frota atual.

“Você começará a ver os A380 saindo da nossa frota por várias razões, e sempre dissemos isso”, diz Tim Clark, presidente da Emirates Airline. “Eles estão sendo analisados um a um, mês a mês, ​​sob um cronograma de aposentadoria que já está bem planejado”.

Foto – Emirates/Divulgação

Atualmente a Emirates tem 112 aviões do modelo A380 na sua frota, sem as duas unidades retiradas recentemente, a frota operacional é de 110 aviões. A companhia ainda deve receber mais 11 aviões novos de fábrica.

“Estamos no processo de iniciar aposentadorias do A380. Dois já foram desativados. Eles estão aposentados porque temos um grande Check-C em andamento. É melhor retirar a aeronave antiga, e retirar os trens de pouso, ao invés de comprar um novo, que custam US$ 25 milhões. Preciso de dois, possivelmente três aviões, para atender a esse requisito”, disse Clark.

Clark destacou que o A380 permanecerá parte da frota da Emirates por muitos anos, embora ele espere que a frota comece a declinar gradualmente: “Essa aeronave ainda estará voando na Emirates em 2035″.

Clark disse que o mercado de A380 usados não existe, pelo menos por um preço condizente com a capacidade do avião, e para a companhia é mais lucrativo utilizar a aeronave para o fornecimento de peças.

A companhia também tomou algumas atitudes em relação ao A380, como suspender a instalação das novas suítes de primeira classe na aeronave, mas manteve a implementação da Premium Economy nos A380.

A Emirates planeja substituir o A380 pelo Boeing 777-9X e também pelo Airbus A350, a partir de 2021.

 

Via – FlightGlobal

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Pedro Viana

Autor: Pedro Viana

Engenharia Aerospacial - Editor de foto e vídeo - Fotógrafo - Aeroflap

Categorias: Aeronaves, Companhias Aéreas, Notícias

Tags: A380, Airbus A380, Emirates