Parte da equipe brasiliera da SAM, que construíu a parte trazeira do Gripen E- Foto: Via Cavok

A empresa SAM (SAAB Aeronáutica Montagens), entregou a primeira parte da fuselagem traseira do SAAB Gripen E. A empresa braseira tem parceria com o grupo SAAB, tanto que essa primeira parte foi feita na fábrica da SAAB em Linköping, na Suécia.

Mas a medida que as coisas forem avançado a empresa vai construir algumas peças do Gripen E aqui no Brasil, peças essas que incluem, o cone da cauda, os freios aerodinâmicos (Speed Break), a inserção da asa, a fuselagem traseira e a fuselagem dianteira para a versão monoplace (Gripen E) e a para versão de biplace (Gripen F).

Alguns funcionários da empresa estão em treinamento na Suécia, lá eles são ensinados a como trabalhar com o novo caça da FAB. Ao todo o tempo de treino poderá durar entre 12 a 24 meses. Assim que acabar o treinamento, estes funcionários voltam ao Brasil e começam a dividir a experiência com os demais funcionários. O mesmo foi feito com dois pilotos da FAB que aprenderam a voar no Gripen.

Imagem Ilustrativa

A FAB adquiriu 36 unidades do caça, sendo que alguns serão montados aqui no Brasil, em Gavião Peixoto-SP. Os caças ficarão sediados na ALA 2, em Anápolis-GO, e a previsão de entrega das primeiras unidades do caça é para o ano de 2021.

Nosso primeiro Gripen E, ou F-39 como será chamado dentro da FAB, fez seu primeiro voo em agosto passado, na Suécia. Nosso caça agora está nas várias fases de testes necessárias para a certificação.

Gripen E da FAB decolando para seu voo inaugural.  Foto: SAAB

 

 

Via – Saab do Brasil

DEIXE UMA RESPOSTA