Empresa estatal russa está desenvolvendo motores RD-93MA para os caças JF-17 do Paquistão

JF-17 Block-3

A empresa russa estatal United Engine Corporation, está desenvolvendo motores RD-93MA para os caças JF-17 de produção paquistanesa. 

O motor RD-93MA foi desenvolvido exclusivamente para os caças monomotores JF-17 e para o chinês Chengdu FC-1.

De acordo com o comunicado da empresa russa o motor foi enviado à Moscou para testes de câmara de pressão térmica no Instituto Central de Aviação de Motores (CIAM).

Em um comunicado para a imprensa a empresa afirma “O mecanismo RD-93MA melhorou o desempenho. Em particular, parâmetros termodinâmicos aprimorados, um design aprimorado do ventilador e da parte quente, um sistema de controle automático da central elétrica atualizado … Foi fornecido um modo adicional de partida do motor de emergência … e a possibilidade de dreno de combustível de emergência foi realizada. Tudo isso se deve às especificidades associadas ao possível uso da usina em uma aeronave monomotor”.

Caça JF-17 da PAF com uma silhuetas de um Mig-21 abatido na fuselagem- Foto:Autor desconhecido

Após a conclusão com êxito na câmera de testes em Moscou, será a hora de testar o motor em voo. Os motores RD-93MD podem produzir um empuxo de máximo de 9.300 kgf. 

Segundo informações, o Paquistão já teria construído 100 caças JF-17, sendo que outros 62 da versão Bloco 3 podem ser encomendados até 2024.

Fonte de apoio: Fighters Jets World


 

DEIXE UMA RESPOSTA