assentos Geven SuperEco

A Geven, uma empresa italiana que fabrica assentos de aeronaves, revelou um novo produto focado especificamente nas companhias aéreas Low Cost/Low Fare, o “SuperEco”.

Este é um novo assento leve, e focado nas configurações com espaço de 28 a 29 polegadas entre as fileiras, sempre com três assentos por conjunto. A empresa já projetou o assento para fornecer maior espaço aos joelhos em configurações de maior densidade de passageiros no interior das aeronaves.

Com peso de apenas 7,9 kg, para três assentos, a Geven também diz que seu assento auxilia as companhias aéreas na economia de combustível da aeronave.

Para efeitos de comparação, um assento Recaro SL3510, bastante popular em companhias aéreas Low Cost, pesa 9 kg (19,8 lbs) e é, atualmente, um dos assentos econômicos mais leves do mercado.

A cada kg reduzido, este se multiplica por 60, para uma aeronave 737 ou A320 de 30 fileiras, logo, pode representar para a companhia um montante considerável de dinheiro economizado ao longo dos anos de operação de uma aeronave. 

Como podemos ver nas fotos acima, a companhia também pensou minimamente na ergonomia e conforto, mesmo ao economizar peso e criar “espaço” para as pernas.

A mesinha é um pouco mais alta, e dobrável, não há um porta-copos fixo, e o safetycard foi alocado na parte alta do assento, para diminuir a espessura da rede do assento localizado à frente. Os apoios de braço são móveis, e ficam rentes ao assento para possibilitar maior espaço ao passageiro em um voo de pouca ocupação.

Apesar disso, não encontramos um mecanismo de reclinação dos assentos nessa configuração “super leve”, somente em outros produtos da Geven.