Entrega do último caça F-5FM (modernizado) para a FAB é adiada

Segundo informações que estão circulando na internet, a entrega do último F-5FM (modernizado biplace), para a FAB será adiada. A princípio a data de entrega do caça estava agendada para alguma data entre março e maio.

Ao todo, os últimos caças modernizados seriam 11 dos adquiridos da Jordânia em 2007, mas apenas três foram escolhidos para a modernização, sendo dois já entregues. Vale lembrar que os demais lotes de caças F-5 mais antigos foram modernizados e entregues.

O custo dessa modernização é de R$ 276 milhões (US$ 87 milhões). O trabalho de modernização é feito pela Embraer e pela empresa AEL Sistemas.

Caça F-5FM (biplace) que está participando do exercício militar. Foto- André Magalhães (Aeroflap)

Não foi informado o motivo desse atraso na entregue do caça F-5FM para a Força Aérea Brasileira.

Esse caça é o último dos três selecionados para passarem pelo processo de modernização na Embraer, modernização que renova toda a aviônica da aeronave, além disso o novo radar radar FIAR Griffo-F, pode detectar alvos há mais de 70km de distância. Em relação aos armamentos os nossos tigers utilizam os mísseis WVR israelenses Rafael Python IV.

Os caças F-35EM/FM estão sediados atualmente em quatro bases aéreas, sendo uma no sul (Canoas-RS), uma no sudeste (Santa-Cruz-RJ), outra no centro-oeste (Anápolis-Go) e no norte (Manaus-AM). Os caças ficarão na ativa até a chegada dos novos caças Gripen F-39 e serão substituídos aos poucos.

 

DEIXE UMA RESPOSTA