Foto: SAAB

Uma equipe de engeinheiros brasileiros que está na Suécia trabalhando com o Prgrama Gripen NG do Brasil (também conhecido como F-39), fizeram no mês passado com sucesso o primeiro ensaio prático de voo do novo caça da FAB.

Os engenheiros da Embraer estiveram na fábrica da SAAB, em Linköping, base do departamento de Ensaios em Voo da Saab Aeronautics, para trabalhar em sistemas táticos do Gripen E em outubro de 2019. Desde então os técnicos brasileiros ganharam experiência e treinamento prático.

Neste voo que durou quase duas horas e que foi coordenado pela equipe brasileira houve uma verificação geral, o que incluiu  testar o Head Up Display (HUD), o novo altímetro de radar e as funções de edição em todos os níveis.

“O time brasileiro deu um grande passo na direção correta desse teste conjunto. Nós testamos muitas funções novas, que beneficiam tanto o programa brasileiro como o sueco, mas o teste mesmo foi liderado pela primeira vez pelos engenheiros de teste brasileiros”, disse Mikael Olsson, Head do departamento de Ensaio em Voo.

Gripen E da FAB decolando da fábrica da SAAB para seu primeiro voo- Foto: SAAB

 “Estamos muito felizes em ter realizado a primeira sessão de voo no Gripen E. Num primeiro momento, foi estressante monitorar todos os dados online do ensaio em voo, pois tem muitas coisas para acompanhar ao mesmo tempo. Mas agora estou aliviado e sentindo muita satisfação, visto que a execução foi como planejamos”, disse Denner Cunha, Engenheiro de ensaios em voo da Embraer, que fez parte do time que conduziu o voo.

O trabalho da equipe brasileira deverá ser finalizado até o meio do ano e com as devidas experiências a equipe retorna ao Brasil.

O voo inaugural do primeiro Gripen NG do país foi em agosto passado, desde então o caça está passando por vários testes necessários para a certificação.


“Nós esperamos que no final deste ano, os engenheiros brasileiros estejam prontos para conduzir os ensaios em voo de sistemas táticos no Centro de Ensaios em Voos do Gripen (GFTC, do inglês Gripen Flight Test Center), no Brasil. Entraremos em uma fase emocionante, então agora devemos estabelecer as bases para permitir que eles construam boas relações e network com a Saab. Estes são fatores essenciais que garantirão o sucesso da continuidade do trabalho conjunto”, sinalizou Anna Arildsson, Gerente de Sistemas Táticos no Departamento de Ensaio de Voo.

Gripen E da FAB decolando para seu voo inaugural-Foto; SAAB

Essa passagem do Gripen E pelo Brasil vai ser para testes junto à Embraer. A entrega oficial do caça à FAB está prevista para 2021. É importante lembrar que algumas das 36 unidades do caça serão construídas no Brasil e os caças ficaram baseados na ALA 2, em Anápolis- GO.

 

DEIXE UMA RESPOSTA